Geral

Nova Petrópolis tem 10 casos positivos de dengue em 2022

08/06/2022 - 10h13min

Placa instalada no bairro Pousada da Neve (Créd.: Francis Limberger)

Nova Petrópolis – A Vigilância Ambiental em Saúde registrou, de 1º de janeiro até 6 de junho, 54 notificações de casos suspeitos de dengue e, do total, 10 tiveram resultado positivo para a doença. Todos entre março e abril e já recuperados. Atualmente, 22 notificações ainda seguem aguardando resultado.

No período que concentrou os 10 casos positivos, as equipes da Vigilância identificaram 199 imóveis com focos de criação do mosquito Aedes aegypti. Os bairros Vale Verde e Pousada da Neve foram os que tiveram mais focos, 40 e 38, respectivamente. O Logradouro também teve grande número de focos encontrados, 34, seguido de Centro, com 29, Vila Germânia (22), Piá (17), Vila Juriti (8), Bavária (7), Recanto do Sossego (3) e Vila Olinda (1). O Painel Aedes, divulgado bimestralmente e disponível no site novapetropolis.rs.gov.br, mostra o mapa com os pontos de maior concentração de focos em cada bairro.

Mais de seis mil imóveis visitados

Os 199 imóveis com focos de criação do Aedes aegypti foram identificados dentro de um conjunto de 6.347 imóveis visitados ao longo de março e abril. Para este trabalho, a equipe de sete profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde coletou 2.852 exemplares, entre larvas, pupas e mosquitos adultos, resultando em 1.236 confirmações de Aedes aegypti.

De acordo com o coordenador da Vigilância, Rafael Altreiter, a partir de maio, espera-se uma redução na presença do Aedes. “Apesar do frio e a diminuição gradual de mosquitos e de casos, é importante manter as ações de prevenção. Devemos continuar inspecionando os pátios e eliminando qualquer criadouro”, afirma.

Em maio, as placas de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti estiveram instaladas nos acessos ao bairro Pousada da Neve e o próximo bairro escolhido é o Vale Verde. Os dois com maior número de imóveis com focos de criação identificados em março e abril.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário