Geral

Nova Petrópolis tem seis pré-candidatos à Prefeitura

24/06/2024 - 10h09min

Atualizada em 24/06/2024 - 10h09min

Pré-candidatos à Prefeitura de Nova Petrópolis

Darlei e Martim não devem tentar reeleição em outubro

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis tem seis pré-candidatos à majoritária para as eleições municipais que ocorrem em outubro. Nenhum dos seis pré-candidatos são novidades, já que são atuais vereadores ou já estiveram no Executivo nos últimos anos.

Alexandre da Silva é o atual presidente da Câmara de Vereadores e deve representar o PSB de Elton Weber nas eleições municipais. O partido tinha outro nome, Rodrigo Santos, que afirmou antes mesmo da pré-candidatura de Alexandre que não concorreria nestas eleições. Charles Paetzinger é o nome do PSD para a majoritária. Em pré-campanha há meses, Charles já foi vereador e foi vice de Regis Hahn (Lelo) no último mandato do ex-prefeito. Pelo Republicanos, deve concorrer Daniel Michaelsen. Daniel tem longa carreira no Legislativo e deixou o MDB para pleitar pelo Republicanos. Assim, Josué Dreschler deve ser o candidato do MDB. Especulava-se a ida de Martim Wissmann pelo partido, mas na última semana o MDB encaminhou Josué como o pré-candidato.
Na última semana, o PSDB de Jorge Darlei Wolf anunciou Kátia Zummach como a pré-candidata a prefeita. Kátia foi a última pré-candidata a ser confirmada, já que era aguardada uma posição do atual prefeito, que provavelmente não deve nem tentar a reeleição nas eleições de outubro. Lelo é o pré-candidato do Progressistas. Prefeito por dois mandatos, Lelo ficou quatro anos fora, pois não poderia concorrer novamente para a reeleição.

DOBRADINHAS – Essas são apenas as pré-candidaturas e os candidatos oficiais serão conhecidos nas convenções municipais que acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. Algumas possíveis dobradinhas são esperadas entre os candidatos, abrindo a possibilidade que algum destes seja candidato à vice pelo seu partido. Acreditou-se por um momento que uma das dobradinhas seria Daniel e Martim, oportunizada pela ida do vereador para o Republicanos. Com a provável desistência de Martim, essa coligação poderia ocorrer entre Daniel e Josué. Já Lelo não deverá pegar nenhum vice que é pré-candidato à Prefeitura. Os mais próximos do ex-prefeito afirmam que o candidato a vice será o ex-vereador Jerônimo Sthal Pinto. PSDB e PSB já estão em harmonia neste mandato, o que pode indicar uma parceria entre Kátia e Alexandre. Charles está de partido novo, mas já trabalhou com Lelo na administração. Porém, no mandato anterior, havia sido rival. Assim, a política abre portas para que quaisquer uma destas combinações sejam possíveis.

Os atuais prefeito e vice-prefeito, Jorge Darlei Wolf e Martim Wissmann não devem concorrer a reeleição. A ida deles ao pleito já era incerta e se torna mais provável neste cenário de pré-candidatos onde os próprios partidos dos atuais gestores indicaram outros nomes. Porém, sempre há a possibilidade dos partidos voltar atrás e nas convenções indicar os nomes dos atuais prefeito e vice para o pleito.

CRONOGRAMA ELEITORAL

Em tese, qualquer pessoa pode se assumir pré-candidata antes das convenções municipais. Essas convenções ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto e neste período cada partido definirá seus candidatos tanto para a Prefeitura como para vereador. As coligações também são definidas neste período. Os nomes devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15. Após, no dia 16, começa o período eleitoral. Neste momento poderão ser veiculadas as propagandas políticas. O primeiro turno da eleição ocorre no dia 6 de outubro.

 

Sair da versão mobile