Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis terá avião da VARIG como empreendimento turístico

23/01/2021 - 10h33min

Boeing, que ficará em Nova Petrópolis, no Rio de Janeiro em junho de 1987 (Créd.: Varig)

Nova Petrópolis – Em breve, um novo atrativo turístico promete colocar o município ainda mais no roteiro turístico nacional e, também, mundial. A Associação VARIGVIVE e o Grupo H2 confirmaram na quinta-feira, 21, a escolha de Nova Petrópolis para receber o empreendimento que contará com um avião da extinta companhia aérea VARIG.

O Boeing 727 será o atrativo principal que funcionará no formato de um memorial dedicado à viação Aérea Rio-grandense. A área onde o avião ficará é próxima à ERS-235, entre o bairro Vale Verde e Linha Imperial. O terreno já se encontra em fase inicial de obras e o Boeing 727 está em Porto Alegre, sendo preparado para uma operação especial de transporte até Nova Petrópolis.

O prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann e o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, receberam os empreendedores para a assinatura do Memorando de Entendimentos. Participaram o presidente da VARIGVIVE, e ex-tripulante engenheiro de voo da VARIG, Rubem Oscar Bürgel, a arquiteta/urbanista e vice-presidente da Associação, Caroline Machado, o diretor financeiro da VARIGVIVE, Luciano Fortes, e o sócio-proprietário do Grupo H2, Uilham Hillebrand de Matos. Caroline é filha de um piloto e de uma comissária de bordo, e é a responsável técnica do empreendimento no município.

Assinatura de Rubem Oscar Bürgel (Créd.: Francis Limberger)

O prefeito Darlei disse que o avanço do projeto é motivo de grande alegria, representando um acréscimo precioso ao setor turístico local, e que não medirá esforços para que tudo caminhe da melhor forma possível. “Nosso município sente-se profundamente honrado. Além de um investimento muito bem-vindo, estamos recebendo um lindo capítulo da história da aviação nacional”, afirmou o prefeito.

O secretário de Turismo, Rodrigo Santos, salienta que esta é uma ação que visa a Nova Petrópolis do futuro. “Abrindo parcerias, buscando novos empreendimentos, teremos o turismo como uma das principais fontes de renda e desenvolvimento econômico e social”, destacou.

(Créd.: Francis Limberger)

Memorial

Enquanto tripulante da Varig, Rubem Oscar Bürgel voou o avião que será exposto em Nova Petrópolis por milhares de horas. Ele afirma que este será um memorial à altura da história da empresa Viação Aérea Riograndense (Varig), que levou o nome do Rio Grande do Sul a todas as partes do mundo.“Arrematamos ele em leilão no dia 23 de outubro, Dia do Aviador. Estávamos prospectando localidades para receber este memorial e, através do apoio dos empresários e dos governantes de Nova Petrópolis, conseguimos nosso intento nesta semana”, comentou o presidente da VARIGVIVE.

Boeing 727

A aeronave que fazia parte da frota da VARIG tem comprimento total de 45,76 metros, altura de 10,36 metros e envergadura de 33 metros. Alguns componentes, como as asas e o trem de pouso estão sendo retirados para a operação de transporte. Mesmo assim, a previsão é de que o tamanho da estrutura principal exigirá uma mobilização especial nas estradas. A viagem deve acontecer dentro de 30 dias, mas ainda sem exatidão de data.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.