Geral
Nova Petrópolis terá serviço para acolher crianças vulneráveis
Serviço de acolhimento em Famílias Acolhedoras será lançado no fim deste mês
Nova Petrópolis | Gian Wagner – [email protected]
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, fará o lançamento do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras na tarde de 29 de agosto em evento que será realizado no Plenarinho da Acinp. O programa social é federal e nos municípios é promovido pela assistência social. A assistente social Jéssica Telles e a psicóloga do programa, Vanessa Acosta, estiveram no Diário em Nova Petrópolis para apresentar o projeto e fazer o convite para o lançamento.
O acolhimento é uma medida de proteção que é prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A medida é usada quando crianças e adolescentes precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. A medida é excepcional e provisória, e não pode ultrapassar 18 meses (um ano e meio). Existem três tipos de acolhimento por medida de proteção e o acolhimento em família acolhedora é uma dessas.
Ela se diferencia, principalmente, dos abrigos institucionais em que há educadores contratados. “O acolhimento em abrigo é mais institucionalizado, parecendo mais uma escola do que uma casa”, explica a assistente social Jéssica. Quando a criança é acolhida em uma família acolhedora, a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família que abre sua casa para receber a criança que precisa de ajuda. Essa família fará parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e, durante o período de acolhimento, assumirá todos os cuidados e a proteção do menor.
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO – A programação do dia do lançamento (29) começa às 13h com a recepção e o credenciamento. Às 13h30 será apresentado o painel de abertura com o tema “Implementação do Famílias Acolhedoras em Nova Petrópolis. Às 14h será a apresentação do serviço no município.
A assistente social do TJ/RS Comarca de Caxias do Sul, Lívia Següi, palestrará sobre a implantação do serviço na cidade vizinha. Caxias implantou recentemente o programa que é federal e em Caxias é comandado pela Fundação de Assistência Social. Atualmente, Caxias do Sul atende cerca de 200 crianças e adolescentes que precisaram ser afastados temporariamente de suas famílias. Em Nova Petrópolis a situação não é tão grave, mas o programa permite que haja este acolhimento em caso de necessidade para crianças de Nova Petrópolis ficar com famílias do município. Após o Coofee Break das 16h, acontece uma roda de conversa com o tema “o papel da rede socioassistencial na proteção de crianças e adolescentes.
Famílias selecionadas
As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes. Jéssica explica que o acolhimento familiar é bastante diferente da adoção já que a criança ficará no máximo um ano e meio com a família acolhedora.