Geral

Nova Petrópolis termina março sem mortes ou internações por Covid-19

01/04/2022 - 11h04min

Leitos do Hospital Nova Petrópolis estão vazios (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Depois de um período preocupante com muitos novos casos de Covid-19 e 10 mortes registradas em 2022 entre janeiro e fevereiro, março termina sem nenhuma morte ou hospitalização pela doença. Isto faz com que, desde o início da pandemia há dois anos, esta seja a primeira vez que um mês inteiro fica sem internações.

Os números mostram uma queda significativa em todos os indicadores, principalmente se comparados com março de 2021, o mês mais letal da pandemia. Neste mês, foram confirmados 187 casos, 698 a menos que março passado, quando 885 casos foram confirmados e 25 mortes aconteceram.

De acordo com o gerente administrativo do Hospital Nova Petrópolis, Henrique Gomes, a casa de saúde teve apenas uma internação em março, mas a paciente era moradora de Linha Nova.

Atualmente

Em comparação aos dois primeiros meses deste ano, março também foi melhor em todos os índices e chegou perto de zerar o número de casos ativos. Em janeiro, foram 1978 casos e duas mortes. Já em fevereiro, o número de casos foi de 1280 e oito óbitos. É preciso levar em conta também, que não houve divulgação dos dados nos dias 26, 27, e 28 de fevereiro. Portanto, alguns casos confirmados em março, que saíram no boletim do dia 2, podem ser ainda do mês anterior. Ou seja, o número de 187 casos confirmados pode ser menor. Atualmente, há 14 casos ativos, todas em isolamento domiciliar.

Fica o alerta

A secretária-adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, diz que este é um momento de festejar, mas também de não descuidar. “Ao mesmo tempo que diminuiu o contágio e zeramos as mortes e internações, muitos cuidados também reduziram, como não precisar mais usar máscaras. Então devemos nos manter sempre alertas, principalmente agora com essa mudança de temperatura”. A secretária pede ainda que as pessoas que estejam com sintomas gripais continuem usando o protetor facial para proteger a si e aos outros.

Mortes anteriores

Como dito, janeiro e fevereiro registraram juntos 10 mortes por Covid-19, entre elas, algumas pessoas já com duas doses de vacinas. “No entanto, todas essas pessoas tinham algum tipo de comorbidades e algumas eram idosas. A vacina nunca protegerá 100%, por isso é necessário manter cuidados”, afirma. Crislei acrescenta que, a exemplo da Influenza, a Covid-19 é uma doença que ficará. “No início da Influenza, muitos idosos morriam por conta da gripe. Então, até hoje temos que fazer a vacinação contra ela”, conclui.

Dados de vacinação

(Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis está com 20.200 primeiras doses aplicadas na população geral, o que corresponde a 97%. Já a segunda, 18.265 munícipes a receberam. A dose única foi aplicada em 704 pessoas, o reforço em 7.476 e a dose adicional, para imunossupressores, aplicada em 97 pessoas.

Entre a população adulta, maiores de 18 anos, a 1ª dose foi aplicada em 108% da população e a vacinação completa em 101%. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 782 receberam a primeira dose e 344 a segunda. A estimativa é vacinar 1.782 desta faixa etária, faltando exatamente 1.000. Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 1.339 receberam a primeira dose e 1077 a segunda. A estimativa é de vacinar 1.447.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário