Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Tricofest, associativismo, pluralidade, contra-ataque, cem dias de governo: planejamento e avaliação
Raul Petry – colunistas@odiario.net
TRICOFEST
Como ainda não há muita clareza quanto à situação da pandemia nos próximos meses, o Tricofest está mudando de data. O período escolhido inicialmente, de 7 de maio a 6 de junho, dificilmente será possível. Conforme essas datas, o evento começaria em menos de um mês e ninguém sabe até quando irá a bandeira preta. Levando em consideração tal circunstância, a Prefeitura já mudou o edital de chamamento público por meio do qual fará a parceria para participar da feira. O projeto continua prevendo no mínimo cinco finais de semanas, mas no período de maio a agosto de 2021.
ASSOCIATIVISMO
Como se sabe, os malheiros de Nova Petrópolis estavam descontentes com o Festimalha e decidiram deixar a Acinp e fundar uma associação própria, para, com ela, realizar o Tricofest. Desta forma Nova Petrópolis acaba de ganhar mais uma entidade representativa. E provavelmente não será só ela. Os comerciantes e profissionais autônomos que protestaram há algumas semanas pela flexibilização das atividades econômicas também pensam em criar uma associação própria. Para tanto, estão seguindo uma linha bastante poderosa, que é a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Trata-se de um nome bastante familiar para o Diário, pois já existe CDL em Ivoti/Estância Velha e em Dois Irmãos.
PLURALIDADE
Tendo em Nova Petrópolis duas entidades, ACINP e CDL, além de outras como a Associação de Malheiros, parte-se para um cenário de pluralidade, o que é bom. Ganha a coletividade. Só que em determinados momentos os grupos vão ter que sentar à mesma mesa e se entender. O bem comum também dependerá desse entendimento.
CONTRA-ATAQUE
Os comerciantes e autônomos envolvidos nos protestos das últimas semanas fizeram declarações indicando que estavam insatisfeitos com a Acinp. Daí a ideia de criar uma nova associação. Coincidência ou não, daí em diante a Acinp partiu para uma ofensiva, tentando também pressionar o Governo do Estado por flexibilizações.
CEM DIAS DE GOVERNO: PLANEJAMENTO
Nos 100 dias de governo, na Secretaria de Planejamento, o prefeito Jorge Darlei Wolf destacou o início da operação do sistema de cercamento eletrônico. São seis câmeras, situadas em três pontos da cidade, que leem as placas dos veículos e conferem se há alguma irregularidade. Havendo algo errado, um alerta é enviado para a Brigada Militar. Além disso, destaque para a baixa no número de projetos de construção que aguardavam análise na Prefeitura, que não eram poucos.
AVALIAÇÃO
Não surpreende saber que havia muitos projetos aguardando análise na Secretaria de Planejamento. A celeridade e a eficiência definitivamente não eram características desta pasta na gestão anterior. Também não surpreende saber que as câmeras do cercamento eletrônico já estavam instaladas, mas ainda não tinham sido colocadas em funcionamento. E essa é uma enorme conquista para a segurança pública, principalmente para recuperar veículos furtados ou roubados. E o curioso é que alguns motoristas não gostam do cercamento eletrônico, pois acham que poderão ser multados. Esses provavelmente têm culpa no cartório.