Destaques
Nova polêmica em torno da demolição de prédio da saúde em Dois Irmãos
Dois Irmãos – A obra da nova emergência de Dois Irmãos continua gerando polêmica. Na semana passada, o vereador do PT, Joracir Filipin, fez um vídeo e criticou duramente a Administração pela demolição do prédio antigo da Secretaria de Saúde. Para ele, os gestores rasgaram dinheiro público e erraram o projeto. A Administração rebateu e explicou que a demolição foi necessária devido à precariedade do prédio. Para reformar, o gasto seria maior e não haveria confiança de que a reforma traria segurança. Nesta semana, Filipin apontou outro questionamento sobre o projeto, que é um financiamento de R$ 2 milhões com o Badesul. Ele apresentou um documento que solicitava R$ 400 mil do financiamento para a reforma do hospital e Secretaria de Saúde. “Agora, me digam o que é isso. Quando fizeram o financiamento previam a reforma e agora simplesmente demoliram o prédio. Na minha opinião, o que aconteceu foi erro de projeto”, disparou o petista.
A prefeita Tânia da Silva explicou que o item apontado era uma forma genérica da reforma do hospital e secretaria. “Porque estava prevista a modificação do telhado daquele prédio e também a pintura. Isso é reforma. E o valor é referente a pintura de todo o hospital, mais as modificações para adequação ao PPCI e o elevador que, junto com a ‘caixa’ do elevador, mais ligação ao hospital; isso já custou a maior parte desse valor. Então, elevador, pintura de todo o hospital e telhado da antiga secretaria correspondem a esse item”, disse ela.
“ENGANANDO”, diz prefeita
Tânia rebate as acusações de erro em projeto. “Isso é um contrato e contrato não descreve os detalhes da obra. O que descreve os detalhes é a planilha de orçamento, mas provavelmente o vereador também não sabe o que é, nem como funciona isso. Por isso, está questionando. Se ele verificasse o projeto como um todo, não teria essa dúvida, mas é mais fácil criticar e jogar sujeira no ventilador sem responsabilidade alguma, enganando a população, como já está habituado a fazer”.