Geral

Novas Soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis serão conhecidas neste sábado, 9

09/04/2022 - 16h58min

Thaís, Mariana, Tainara e Itauana representam seus grupos no concurso (Créd.: Carolaine Jannke, Fotos 50mm, e Margarida Neumann)

Nova Petrópolis – Neste sábado, 9, quatro candidatas concorrerão aos títulos de rainha e princesas do 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 14 a 31 de julho de 2022. A corte será escolhida durante o 33º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, a partir das 20h30. A janta no valor de R$ 40,00 inicia às 19 horas. O ingresso apenas para o baile tem valor de R$ 20,00.

Conheça agora um pouco das quatro candidatas:

(Créd.: Carolaine Jannke)

  • Itauana Schmoekel, 23 anos
  • Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, de Vila Olinda

Expectativa: “Sábado realizarei um dos meus sonhos, podendo falar um pouco da nossa cultura, do turismo, do meu grupo, da nossa língua alemã e do nosso querido Festival Internacional de Folclore. É uma honra representar o Freundschaftskreis. Ser soberana será muito gratificante, me encho de emoção quando podemos falar do nosso evento tão conhecido pelo mundo inteiro. E sim, darei o meu melhor com muito orgulho e gratidão”.

História: “Desde sempre gostei muito de dançar. Minha história com o Freundschaftskreis começou por influência de familiares aos quatro anos, na categoria mirim, e esse ano completo 12 anos de grupo e meu grupo depositou a confiança em mim. Temos uma data muito importante no nosso grupo esse ano, completamos 30 anos de história, de esforço e dedicação de cada um dos integrantes”.

(Créd.: Fotos 50mm)

  • Mariana Caroline Marcon, 25 anos
  • Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Linha Brasil e Linha Araripe

Expectativa: “Estou bastante ansiosa pelo dia da escolha, estou candidata à Soberana desde 2020, um sonho que por diversas vezes foi adiado, e agora o grande dia está chegando e me sinto muito feliz por ter persistido”.

História: “Quando pequena, tive um momento muito marcante na escola, com a apresentação de um Grupo Internacional. Fiquei apaixonada e desde lá quis entrar para este universo. A oportunidade veio quando adulta, através do convite pela minha irmã, Aline, que já participava do Sonnenschein. São mais de 8 anos de muita alegria em dançar neste grupo que tem um brilho único. Antes disto já dançava há três anos no Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Miesbach, de Gramado. Com o Sonnenschein, vivi momentos incríveis durante o Festival de Folclore no destaque pela nossa história reforçada através da dança, e na oportunidade de conhecer o mundo através do palco da diversidade”.

Tainara Iasmin Blauth (Créd.: Margarida Neumann)

  • Tainara Iasmin Blauth, 20 anos
  • Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial

Expectativa: “Sábado será um dia de muito nervosismo, troca de conhecimentos e de alegria. Para mim é um grande sonho representar o Festival Internacional de Folclore e Nova Petrópolis. Minha missão como integrante do Böhmerlandtanzgruppe é divulgar a preservação da cultura e tradições, deixados pelos antepassados que colonizaram estas terras. Será uma oportunidade única, independente do resultado. Um dia de muita dedicação, um momento que espero há muito tempo. Me dedicarei o máximo para que seja um dia memorável”.

História: “Há 15 anos sou integrante do Böhmerlandtanzgruppe. Sempre me senti muito bem em fazer parte desta família. Desde pequenina, sinto muita paixão pela dança. É algo que faz parte da minha vida, da minha história! Quando entrei, jamais imaginei que um dia eu poderia ser uma rainha ou princesa. Com o passar dos anos, foi se tornando um sonho. E agora, pode estar tão perto de se realizar. O Böhmer sempre me deu muito apoio, e durante essa caminhada não está sendo diferente. Sem essa FAMÍLIA me apoiando e incentivando, eu não conseguiria”.

Thaís Sofia Paetzinger (Créd.: Margarida Neumann)

  • Thaís Sofia Paetzinger, 18 anos
  • Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro

Thaís Sofia Paetzinger

Expectativa: “Para este dia, espero que seja muito proveitoso, divertido, animado e muito especial. Que eu possa mostrar quem sou e tudo o que aprendi aos jurados e ao público. A grande expectativa do dia é poder fazer parte da corte, pois um sonho de criança está se aproximando, e pensar nisso faz meu coração acelerar de alegria”.

História: “Minha relação com o Internacional pode ser expressa em uma palavra: amizade. Essa vivência que tenho há 8 anos, conhecendo novas pessoas, criando novas relações e cultivando novas experiências é de grande valor. Com os demais grupos, a integração acontece por meio de um amor em comum: a dança. O amor à ela, à cultura, ao FIF e outras paixões, faz a minha relação com os outros grupos crescer. É por meio de um amor em comum que crio amizade com os integrantes, e assim, podemos desfrutar de momentos maravilhosos que o Folclore proporciona”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário