Geral
NOVO PRAZO: Com 10% da obra concluída, Corsan adia para março a entrega da nova adutora em Nova Petrópolis
Previsão quando a obra foi anunciada é de que ficaria pronta em dezembro
Nova Petrópolis – A Corsan/Aegea tem uma nova previsão para a conclusão da adutora que promete aliviar os problemas de abastecimento de água em Nova Petrópolis. Inicialmente anunciada para dezembro, a conclusão da obra foi adiada ainda em dezembro para o final de janeiro e, nesta semana, a Corsan informou que a previsão de entrega da obra é para o final de março, quando passará a funcionar recebendo água dos poços do bairro Juriti e São José do Caí diretamente para a rede, sem precisar passar pela Estação de Tratamento de Água. A Corsan acredita que com a adição desses poços, a falta de água em Nova Petrópolis seja resolvida.
Mangueira deixada para fora pronta para receber os caminhões que trazem água de Canoas (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)
10% CONCLUÍDA – A Corsan está enfrentando problemas para instalar a adutora, obra estimada em mais de R$ 2 milhões. Isso porque a equipe da terceirizada que está há mais de um mês trabalhando na cidade está precisando consertar inúmeros vazamentos que ocorrem e atrapalham a distribuição. Esses concertos acabam tirando o foco do objetivo principal que está com apenas 10% concluído.
“PLANO B”
Em uma tentativa de contornar os problemas de abastecimentos que afetam quase que todos os dias algum morador, a Corsan recorreu ao uso dos caminhões-pipa que eram comuns em faltas de água em anos passados. A Corsan foi questionada de quantos caminhões estavam sendo usados por dia, mas retornou dizendo apenas que “eles são usados ocasionalmente em certas situações de interrupções de abastecimento”. No reservatório da ETA, na Av. 15 de Novembro, e no reservatório da Vila Germânia, por exemplo, as mangueiras já foram deixadas para o lado de fora para agilizar o acesso dos caminhões ao reservatório. Diferente dos outros anos, que a água vinha de São Francisco de Paula, agora ela está sendo buscada na Estação de Tratamento de Água de Canoas.
Caminhão-pipa abastecendo a Vila Germânia durante uma das faltas de água da semana passada (CRÉD. REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS)
Nota da Corsan
“A Corsan informa que está investindo R$ 2,1 milhões na instalação da nova adutora em Nova Petrópolis. A tubulação vai ligar os poços artesianos localizados do distrito de São José do Caí até o reservatório da Companhia situado no Centro da Cidade. A obra está 10% concluída e tem previsão de entrega para o final do mês de março, quando a adutora já deverá entrar em funcionamento.
Sobre a utilização eventual de caminhões-pipas, a Corsan esclarece que eles são usados ocasionalmente em certas situações de interrupções de abastecimento, para encher reservatórios mais rapidamente ou para distribuição de água diretamente à população. Nessas ocasiões, a água é transportada da estação de tratamento de Canoas”.
Reportagem de: GIAN WAGNER BAUM