Geral
Novo tabelião de Ivoti é recepcionado pelo prefeito
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – O Tabelionato tem um novo titular. Desde o dia primeiro, Samuel Menezes assumiu o cargo e na segunda-feira, dia 5, foi recepcionado pelo prefeito Martin Kalkmann, que, também, ganhou um livro de autoria do tabelião.
Natural de Uberlândia, Minas Gerais, carrega longa experiência na carreira, tendo passado por tabelionato mineiro e, por último, em Nova Bassano, RS, onde ficou por cinco anos exercendo a profissão. Tal experiência, aliada a estudos e pesquisas culminaram na publicação de dois livros: Regularização Fundiária Urbana e Políticas Públicas e compliance em desenvolvimento urbano. Além disso, possui doutorado e mestrado em direito ambiental pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Tecnologias e Políticas Públicas sobre a Gestão Ambiental na Universidad de Alicante, Espanha, graduação em Direito pela Universidade de Uberlândia, direito Tributário, entre outras.
Em sua bagagem, conta com trabalhos pioneiros, como escrituração eletrônica e atas notariais de usucapião, sendo feitos em tabelionato, sem necessidade de ação judicial. “Observei que em Ivoti nunca foi feita a usucapião extrajudicial. Eu tenho essa carga de fazer várias atas notarias para regularização de imóveis, que estão muitos anos em família, mas, que não tem registro. Isso auxilia muito a população. De um lado, trazendo o patrimônio para o mercado e, de outro, deixando a informalidade”, explica Samuel.
O novo tabelião destacou os objetivos profissionais para Ivoti, cidade que se encantou logo que conheceu. “Nós temos vários imóveis que estão em situação irregular. No Brasil, esse número chega a 40%. No Rio Grande do Sul, devido a características culturais, o Estado tem mais regularização. Porém, há um problema histórico aqui, a falta de regularização por conta da transmissão de família sem inventário”, comenta.
Para auxiliar neste processo de regularização, Samuel destaca que seu objetivo será modernizar e dinamizar os trabalhos, para estar ao alcance da comunidade, facilitando a regularização dos imóveis.