Geral

NP 68 ANOS: Os deliciosos Sabores da Colônia em evidência durante o festival

28/02/2023 - 16h25min

Atualizada em 28/02/2023 - 16h25min

Cucas feitas na hora ganharam o paladar dos visitantes (Créd. GIAN WAGNER BAUM/O DIÁRIO)

Evento reúne as culinárias germânica e colonial no evento mais saboroso de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis possui inúmeros eventos para variados nichos. Porém, nenhum deles é tão delicioso como o Sabores da Colônia. Realizado anualmente entre junho e julho e com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, o evento reúne gastronomia local, produtos coloniais e música. Ele começou singelo, na Aldeia do Imigrante, e foi ganhando forma. Pouco tempo depois foi levado para a Praça das Flores e Rua Coberta, onde ficou consolidado. O último movimento feito pela Prefeitura foi transferir o Sabores da Colônia para o Centro de Eventos, realizado no ano passado. Segundo a própria Prefeitura, no Centro de Eventos a festival foi um sucesso e viabilizou o uso do espaço para este evento. Com os resultados da edição de 2022, a edição deste ano também será no Centro de Eventos e deve contar com uma grande programação seguindo o mesmo nível que 2022, quando se apresentaram músicos aclamados como a dupla Lucas e Felipe e o grupo Tchê Barbaridade. Nesta edição, participaram quase 40 agroindústrias e 60 estandes, com gastronomia e cervejas artesanais.

Produtora atende cliente cortando o queijo na hora (Créd. GIAN WAGNER BAUM/O DIÁRIO)

OS SABORES QUE SÓ EXISTEM EM NO SUL – Quando os imigrantes desembarcaram em São Leopoldo há quase 200 anos, trouxeram consigo muitos costumes, grande parte deles gastronômicos. Fazer embutidos (linguiças e salames) e pães era fundamental para a ter o que comer nas colônias. A cuca foi um dos itens que se aperfeiçoou em terras tupiniquins. Inspirada nos tradicionais ‘streuselkuchen’, ou “bolo-de-flocos”, em tradução livre, a Cuca como nós conhecemos ganhou recheios típicos da região, como uva, fico e morango, e com a instalação dos primeiros cafés coloniais ganhou o paladar de todo Estado. Hoje, muita gente acredita que é um doce típico alemão, mas na verdade é um doce típico das colônias que em sua maioria eram alemãs. Pães, linguiças, queijos, geleias e boa cerveja formam os verdadeiros sabores da colônia, exaltados em um dos eventos de maior sucesso de Nova Petrópolis.

Dezenas de estandes comercializam o melhor da gastronomia local (Créd. DÁRIO GONÇALVES/O DIÁRIO)

Saindo do forno

O Sabores da Colônia é essencialmente um festival gastronômico. No ano passado, um pequeno detalhe fez toda a diferença e reforçou o peso da gastronomia no festival, tanto para consumo local como para ‘levar para casa’. A novidade foi a instalação de fornos à lenha, daqueles que criança de cidade grande nunca viu. Eles remetem à essência da colonização quando era dos fornos de barro que saíam os pães que sustentavam a família. Esse sabor de saudade pode ser revivido ao se deliciar com um pão quentinho saindo do forno, diariamente nos mesmos horários, possibilitando que o visitante leve consigo um pedacinho saboroso de Nova Petrópolis enquanto os moradores têm a opção de recordar antigas tradições.

Cursos e oficinas também integram a programação (Créd. DÁRIO GONÇALVES/O DIÁRIO)

Novidades em 2023
O Sabores é um dos eventos mais emblemáticos dos últimos anos e consolidou-se no Centro de Eventos. Diferente dos anos anteriores, neste ano o Sabores da Colônia terá três finais de semana, sendo realizado de sexta a domingo.

*material faz parte do Especial Nova Petrópolis 68 Anos, que circulou nesta terça-feira, 28 de fevereiro

Copyright© 2020 - Grupo o Diário