Geral
Núcleo de Casas Enxaimel | Debate sobre torres de transmissão deve ganhar espaço na Câmara de Vereadores
Na segunda-feira, 23 a Câmara de Vereadores de Ivoti retorna do recesso e o vereador Ivanir Gilmar Mees, do Republicanos, deve solicitar uma Audiência Pública para falar sobre a colocação de torres de transmissão no Núcleo de Casas Enxaimel, de Ivoti.
“Fui questionado por representantes da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanisticos (SIEHU) e do Conselho Municipal de Cultura sobre esse assunto e busquei entender um pouco mais do que estava acontecendo, mas agora, com o retorno das atividades da Câmara, acredito que seja pertinente formalizar isso”, disse Ivanir. Segundo ele, a Audiência Pública é uma oportunidade para que as pessoas e entidades envolvidas nesse processo de instalação das torres de transmissão próximas à Ponte do Imperador, possam se manifestar. “A intenção é abrir espaço para a fala das entidades, bem como da Prefeitura e da própria RGE, é um momento importante de debate com a comunidade, para que todos possam ser ouvidos. Esse é um assunto que precisa ser debatido, pois até o momento estamos atuando com base em especulações e a Audiência é para tirar todas as dúvidas”, reforçou o vereador Ivanir.
Ele ainda mencionou o Plano Diretor Municipal, alegando que a área próxima ao Núcleo de Casas Enxaimel é Zona de Interesse Turístico, ou seja, obras nesse local só podem acontecer mediante aprovação do Executivo.
Relembre
Ivoti terá uma nova subestação, que está em processo de aprovação de licenças ambientais e dois, dos quatro poços testes, onde serão colocadas as torres de transmissão de energia, devem ser instalados próximos a Ponte do Imperador e tem uma base de 20 metros de diâmetro. O projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico ainda está em processo de avaliação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem prazo para as manifestações até dia 26 de fevereiro.
A CPFL Transmissão S.A. venceu o lote 3 do Leilão de Transmissão nº 4/2025, realizado pela ANEEL, no dia 31 de outubro de 2025. O investimento estimado é de R$ 1,07 bilhão e prevê a construção de Subestações em Erechim, em Boa Vista do Buricá, em São Sebastião do Caí e em Ivoti.
Nota oficial do Município
A Prefeitura de Ivoti informou, em nota, que não tem poder para vetar uma obra assim: O Município não foi consultado quanto à definição da localização da construção da nova subestação, uma vez que se trata de um processo conduzido exclusivamente no âmbito da ANEEL.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva participou de uma reunião, na com a CPFL Transmissão, e mesmo não sendo da alçada da Prefeitura, solicitaram a possibilidade de buscar outras alternativas.