/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Número de mortos em Brumadinho sobe para 84

30/01/2019 - 08h29min

Atualizada em 30/01/2019 - 09h12min

O número de mortos após rompimento de barragem em Brumadinho subiu para 84 nesta terça-feira (29), segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Das vítimas, 67 já foram identificadas. Ao todo, 391 pessoas foram localizadas e outras 276 seguem desaparecidas.

Em relação ao último balanço, outros 19 corpos foram encontrados.

— Encerramos as atividades no ônibus. De lá, conseguimos tirar três vítimas. Esses corpos já foram retirados e estão nosso posto avançado — disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara.

O oficial também informou que foram encontrados, nesta terça-feira, dois corpos de pessoas que estavam no refeitório da mina e isso deve facilitar as buscas nos próximos dias, segundo o tenente.

Cerca de mil policiais militares estão acampados na zona rural de Brumadinho, fazendo o patrulhamento da área para evitar saques. Segundo o major Flávio Santiago, serão dois dias de grande operação, mas o comando da Polícia Militar definirá se haverá necessidade de estender a ação por mais tempo.

Na segunda-feira (28), a mineradora Vale anunciou a doação emergencial de R$100 mil para todas as famílias que perderam parentes na tragédia. Segundo a empresa, os valores não têm nenhuma relação com as indenizações que serão futuramente calculadas.

Entre outras medidas já anunciadas em favor das vítimas, os beneficiários do Bolsa Família foram autorizados a fazer o saque antecipado. Os trabalhadores afetados foram autorizados pela Caixa Econômica Federal a retirar até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A instituição financeira também criou uma conta para receber doações financeiras, assim como o Banco do Brasil.

Fim de barragens

O presidente da Vale Fabio Schvartsman informou nesta terça-feira (29) que a empresa vai paralisar as operações e descomissionar (desativar progressivamente) todas as barragens iguais às de Brumadinho e de Mariana, em Minas Gerais.

Schvartsman disse que a empresa possui laudos de e auditorias que atestam que todas as estruturas da Vale estão em perfeita estabilidade, mas que empresa decidiu agir mesmo com essas comprovações.

Sair da versão mobile