Geral
Números do Kerb in Ivoti
Edição é marcada por grande público
Por Anie Julie Rodrigues
A trigésima edição do Kerb in Ivoti já representava, antes mesmo de acontecer, um marco na história da cidade devido à longevidade do evento. Além do fomento econômico gerado por conta do consumo do tradicional chope, junto das compras na praça de alimentação e demais serviços que envolvem a realização da festa, os números desta edição impressionam.
Conforme dados disponibilizados pela prefeitura de Ivoti, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Kerb in Ivoti. O evento ocorreu em diferentes localidades simultaneamente, mas a maior lotação fica a cargo da Praça Concórdia, que mesmo com muito calor e um pouco de chuva no primeiro dia, permaneceu sempre cheia. Grande parte dos visitantes foi de cidades próximas a Ivoti, como Lindolfo Collor, Estância Velha, São José do Hôrtencio e vizinhas da região da Encosta e do vale dos Sinos. Além deles, turistas de Gravataí, Porto Alegre e até Rio de Janeiro foram saudados pelas atrações presentes no palco, demonstrando o alcance da celebração.
O Tenente Luiz Fernando Quevedo falou sobre a segurança do evento:
No 30º Kerb in Ivoti, neste janeiro de 2025 foram obtidos resultados positivos por parte da Segurança Pública. A Brigada Militar esteve presente no evento com o emprego de mais de 150 policiais, os quais foram empregados em várias frentes de trabalho. A cidade de Ivoti mesmo com o evento continua seu movimento normal em todos os bairros, e a Brigada patrulhando e atendendo a todos com a dedicação e o profissionalismo de sempre. Nos dias de evento estivemos presentes na área externa e interna do evento, com o emprego de policiais em pedestais e junto ao público para orientação do público e preservação da ordem pública. Logo na quinta feira dia 16 já esteve presente um grande público, que aumentou na sexta dia 17 e teve um recorde histórico no sábado com um público jamais visto naquele espaço, lotando também ao domingo dia do encerramento. Entre o Efetivo empregado a Brigada Militar de Ivoti recebeu apoio de Estância Velha, da Força Tática de Sapiranga e ainda das ROCAMs (motos) de São Leopoldo e Novo Hamburgo, motos estas que fizeram um excelente trabalho na área externa do evento evitando o vandalismo e o furto/roubo de veículos nas áreas de estacionamento, que tomam conta de boa parte da cidade. O apoio foi prestado também no entorno da sociedade Harmonia durante a realização do Kerb Jovem e de igual forma nos eventos do Kerb da Terceira Idade e Baile da Saudade. Um fato de destaque foi o tradicional desfile dos Caminhões, onde neste ano como novidade foram submetidos os motoristas ao teste do etilômetro (bafômetro), para garantir a segurança no transporte das pessoas, sendo realizado antes do início e em um ponto quase ao final do desfile. O policiamento do desfile teve o apoio de seis viaturas, sendo três motocicletas e três carros atuando como batedores e cerra fila, durante todo o percurso que durou aproximadamente 4hs.
Foram realizadas durante o evento barreiras de trânsito mais intensas e em horários variados, com o intuito de aliar estratégias de visibilidade e prevenção. Acreditamos que no momento em que estamos sendo vistos vários delitos são evitados como uma forma de manutenção da ordem.
No evento propriamente dito, houve por parte da Brigada Militar um registro de Lesão Corporal por briga entre dois homens para o qual foi confeccionado um Termo Circunstanciado e outro de importunação sexual que foi levado para a Delegacia de Novo Hamburgo onde foi feito registro. Ademais, tivemos dois outros fatos que ficaram em nível de orientação.
Creditamos o sucesso do evento em alguns fatores: a organização do local entre todos os órgãos envolvidos é um fator importante, pois tudo é pensado e feito de forma que contemple todos da organização bem como os visitantes, pensando em receptividade, fluidez e segurança. Outro fator seria a estrutura montada por parte da Brigada, que entende a nossa demanda e colabora enviando apoio para que possamos servir a população de maneira adequada, ações enérgicas e de visibilidade são essenciais. Outro fator importante a ser considerado é o de a Brigada participar em todos os momentos, antes, durante e depois no fechamento, o que demonstra uma coesão por parte dos organizadores e confiabilidade por quem vem usufruir da festa.
Além dos 17 caminhões do desfile de Kerbwagen, seis lares de idosos foram visitados pela comitiva oficial do evento, e cerca de 300 crianças participaram do Kerb Infantil realizado no Núcleo de Casas Enxaimel.
RE KERB
No próximo sábado, dia 25, ocorre o Re-Kerb em Tramandaí, na guarita 160.