Geral

O futuro é elétrico: veículos híbridos ou totalmente elétricos crescem no gosto popular

15/11/2024 - 10h19min

Foto: Anie Julie Rodrigues

Região registra aumento de 50% na procura por financiamentos e consórcios

Por Anie Julie Rodrigues e Gian Wagner Baum

Dados disponibilizados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) em julho já revelavam o aumento no interesse e intenção de compra de veículos elétricos no país. Com mais de 90 mil emplacamentos só no primeiro semestre, a busca por economia ou a preocupação com o impacto ambiental, fez crescer a venda dos carros elétricos em mais de 100%. Essa tendência se confirma também na região.
Na região, a Sicredi Pioneira registrou uma alta na procura por veículos elétricos e híbridos em 2024. Até o mês de outubro, mais de 40 veículos haviam sido financiados pela Cooperativa somando mais de R$ 4 milhões. Julia Cornelli, assessora de Negócios Sustentáveis da Sicredi Pioneira, diz que é possível observar um aumento no interesse das pessoas que estão analisando a possibilidade de compra de um veículo elétrico. “Podemos atribuir esse crescimento ao mercado de veículos elétricos, que está com preços mais atrativos para os diferentes públicos; à divulgação da mídia a respeito do tema e aos incentivos de isenções, como IPVA, entre outras vantagens que geram custo-benefício atraente a quem está buscando, na opção de veículos elétricos e híbridos, aliar economia e sustentabilidade”, explica.

QUEM JÁ ADQUIRIU, APROVA A EXPERIÊNCIA

Um dos clientes da agência que investiu em um modelo elétrico é Vicente Staudt, de 56 anos. O empresário de Ivoti trabalha com carros a quase 40 anos na oficina Palmares, e também aluga veículos para seus clientes na cidade. Ele adquiriu no início deste ano, por meio de um financiamento, um BYD Dolphin Mini. O carro subcompacto chinês é um dos modelos que Vicente disponibilizou para a locação após experimentar a praticidade.

Foi no impulso, eu conheci um cara em dezembro que virou meu amigo e disse que ia comprar o carro elétrico. Ele tinha essa vontade, e eu no impulso fui junto, e eu encomendei um Mini Dolphin. Eu encomendei pra março e fui atrás do financiamento para pagar. É uma adaptação muito tranquila, muito melhor que qualquer outro que dá tranco e morre no meio do morro” – explica o proprietário.

BYD Mini Dolphin modelo 2024

Economia e segurança

Além da potência do veículo, outros pontos foram citados positivamente, especialmente a economia e segurança, já que os veículos elétricos vêm equipados com sensores e não causam grande impacto na conta de energia. O único contra citado pelo dono, é a capacidade quilométrica, que roda apenas 360 km com a carga completa da bateria. “Mas isso é uma coisa que os novos modelos serão melhores, vão ter mais quilômetros. Ele é o carro ideal pra quem quer rodar na cidade, eu digo que colocaram um celular em cima de um carro.”

Linha Nova tem recarga gratuita

Existem alguns pontos de abastecimento na região, sendo um deles em Linha Nova, onde o motorista não precisa nem pagar a recarga. “A recarga é grátis, não precisa pagar. Com a instalação das placas solares da prefeitura, será 100% livre de custos”, explica Christian Albers, diretor de Turismo. Linha Nova é uma das únicas prefeituras do Estado que tem o serviço.
A ideia de instalar o carregador surgiu no Festuris (Festival de Turismo de Gramado). “Conversamos com uma empresa que tinha uma mapa da serra com os locais com carregadores. Aí só tinha na serra, Gramado, Canela, Caxias ou na grande Porto Alegre. Aí achamos que seria uma oportunidade, pois pela autonomia dos carros a localização de Linha Nova seria estratégica para colocar esta opção”, conta Albers.

Carregador fica em frente ao Parque Municipal.

Ivoti também possui ponto de recarga

Localizado no Núcleo de Casas Enxaimel, o carregador disponibilizado pela G7 Invest Car é outra opção para quem tem um veículo elétrico. O local foi escolhido pela empresa por atrair um grande público, que pode se beneficiar da recarga gratuita, além de conhecer a empresa que possui valores voltados à sustentabilidade no município.

Os dois pontos disponíveis são alimentados por painéis solares.

Sair da versão mobile