Geral

O motorista que hoje vive a vida na agricultura em Dois Irmãos

24/04/2024 - 09h44min

Mílton ao lado de suas bergamoteiras na propriedade no bairro Travessão (Créd. Bruno Wingert)

Produtor cultiva diversos produtos, e mantém vivo o espírito do campo

por Bruno Wingert

Milton na sua propriedade no bairro Travessão (Créd. Bruno Wingert)

O trabalho na agricultura pode ser muito lucrativo para aqueles que investem tempo e esforço nessa atividade. Mas também pode ser uma maneira de descanso e hobby para quem trabalha em outro emprego e mesmo assim tem seus bichos ou plantações.

Muitas das vezes, apesar de não trabalhar na agricultura o dia inteiro, as pessoas mantêm um espaço ou uma chácara pra ir nos finais de semana. Geralmente, pessoas criadas na roça e hoje tem outros tipos de trabalho.

Mílton Görgen, 62, morador do bairro Travessão, é um grande exemplo desse tipo de atividade. Ele trabalhou por muito tempo como motorista, e fazia os afazeres da sua horta e plantações aos finais de semana. Hoje já aposentado, ele consegue cuidar da propriedade todos os dias com muito amor, e botar em prática o que seus pais lhe ensinaram.

Bananeiras fazem a sobra do caminho da propriedade  (Créd. Bruno Wingert)

 Sua própria terapia

Casado com Marlise, Milton teve dois filhos, e enxerga sua propriedade como uma grande área de lazer e descanso. Ele onde herdou junto aos seus pais , e foi dividido como seus irmãos . “Tudo isso aqui era dos meus parentes, tem uma raiz muito forte aqui. Afinal sempre cresci no meio do campo, então ter um lugar assim, com bichos e plantações era de uma forma natural, e na verdade uma grande terapia”.

“Aqui há várias comodidades, primeiro a vantagem de se estar no meio do campo e ter esse contato com a natureza e com a agricultura. Para mim é um grande privilégio ter construído as coisas na minha vida”, disse ele.

Trabalho como motorista  

Antes de se aposentar, Mílton trabalhou em grandes empresas do município de Dois Irmãos e Novo Hamburgo como motorista. “Sempre gostei de ser motorista, e trabalhei em grandes lugares e tenho muito orgulho disso. Trabalhei nas empresas, Henrich, Wirth, Wendling e CBC Couros de Novo Hamburgo, foi um grande prazer”, citou ele

Em cima dessa paixão por dirigir, Mílton conseguiu comprar uma kombi. “Sempre gostei de kombi e como trabalhei por muito tempo, resolvi adquirir esse veículo. Uma forma de recordação e de uso, porque sempre estou usando ela e dando uma volta é muito bom”, destacou ele

 Plantação de frutas, verduras e criação de porco e galinhas 

Na sua propriedade, Mílton cultiva diversos produtos, desde frutas e verduras. “Tenho muita coisa plantada aqui, bergamota, limão, banana, abacate, maracujá, entre outras frutas. No aipim, consigo tirar uma renda extra e vender, milho também, tudo plantado por aqui”.

Além disso tudo, o produtor ainda tem a criação de porcos e galinhas. “Com as galinhas não preciso comprar ovo, e tenho produção própria, por isso é uma grande vantagem ter um espaço próprio em ter seus animais”.

“Já os porcos costumo pegar comida que sobrou dos restaurantes para alimentar eles. Já tive terneiro antigamente, mas hoje em dia não mais, até pela facilidade de manejo que é melhor do porco”, completou Mílton.

Criação de porcos de Milton (Créd. Bruno Wingert)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário