Destaques
O perigo das queimadas e a destruição ambiental
Estância Velha – O Corpo de Bombeiros de Estância Velha atendeu, somente no período de 1º de novembro a 6 de janeiro, 27 ocorrências de incêndios em vegetação, em lixos, e em terrenos baldios. Alguns deles de grandes proporções. No ano de 2019 foram 88 ocorrências. Uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
COMO EVITAR QUEIMADAS
- Evitar jogar bitucas de cigarro acesas no chão. Procurar locais específicos de descarte do resto de cigarro, como coletores espalhados pela cidade. Ou simplesmente joga-los apagados em uma lata de lixo, mas nunca no chão muito menos próximo a grama ou vegetação de qualquer tipo a fim de evitar o início de um incêndio.
- Para se desfazer de lixo, muitas pessoas preferem queimá-lo a descartá-lo da forma correta com o auxílio de limpeza urbana. Não faça isso. Descarte o lixo de forma correta.
- Se você mora em áreas com alta vegetação próxima a sua casa, diminua o risco de queimadas capinando faixas de terra próximas a sua propriedade. O risco de queimadas é maior em propriedades cercadas com vegetação bruta, sem qualquer contenção.
- Sempre que puder, molhe faixas de terra e grama que estiverem secas próximas de sua residência. Dessa forma, é possível diminuir as chances de alguma faísca começar um incêndio de grandes proporções em áreas urbanas ou de preservação.
O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADAS
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros através do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo! Afaste-se imediatamente e espere o auxílio chegar.
É CRIME
Conforme a Lei 9.605/98 Art. 54, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa. A comandante Deise, explica que os Bombeiros logo ao chegarem numa ocorrência, no caso de encontrarem os responsáveis, acionam a Brigada Militar e Guarda Municipal, para as devidas providências legais.