Geral
O que esperar do clima no RS neste fim de semana
O tempo começou a apresentar mudanças no Rio Grande do Sul. Na noite de sexta-feira (19), cidades próximas à fronteira com o Uruguai registraram chuva com temporais e relâmpagos. Do outro lado da fronteira, em Progreso, na província argentina de Santa Fé, houve registro de granizo.
Segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve avançar neste sábado (20), feriado Farroupilha, atingindo outras regiões do Estado. Em Santana do Livramento, a chuva foi favorecida por uma massa de ar quente, úmida e instável, que também provocou temperaturas máximas próximas a 35°C.
A meteorologista Estael Sias explica que uma área de baixa pressão deve gerar um ciclone extratropical no Sudeste do Uruguai no domingo (21). Embora o sistema se afaste rapidamente, o litoral sul e partes do interior do RS podem registrar ventos entre 50 km/h e 70 km/h.
Na madrugada de domingo, o oeste, a Campanha e o sul gaúcho podem ter chuva intensa, raios e temporais isolados, incluindo vendavais e possibilidade de granizo.
Durante a manhã, a instabilidade se espalha por todo o Estado, mantendo o cenário de tempestades e descargas elétricas. À tarde e à noite, é esperado algum alívio em pontos específicos.
A instabilidade deve persistir até o início de segunda-feira (22), quando começa a primavera, mas com menor intensidade e baixo risco de fenômenos severos na maior parte das cidades.
Informações: MetSul Meteorologia
