Geral
O título de Berço das Cervejarias do RS e sua importância para o Turismo de Linha Nova
Linha Nova – De acordo com Christian Albers, a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento, vem investindo muito nas melhorias na infraestrutura, junto ao Município. O título de Berço das Cervejarias do Rio Grande do Sul é uma conquista no segmento.
Aconteceram investimentos recentes em eventos como a Heimatfest e o Natal em Cores. E foi criado o Protur, um programa de incentivo ao investimento em Turismo, objetivando auxiliar o setor privado a investir e construir uma maior diversificação econômica.
INICIATIVA PRIVADA
“Além do setor público, as empresas que já recebem visitantes também estão constantemente investindo em melhorias e ampliação de sua estrutura. Também existem novos empreendimentos em fase de construção ou início de atividades, o que, com certeza, impactará no Turismo nos próximos anos”, destaca Christian.
Além disso, existem sondagens de grupos de fora da cidade, os quais já enxergam oportunidades de negócios em Linha Nova. Como são sondagens, ainda não são passíveis de divulgação, observa o secretário.
Berço das Cervejarias
O título de Berço das Cervejarias no RS é um marco divisor para o Turismo de Linha Nova. A partir disso começou o investimento das cervejarias em estrutura para receber visitantes e tornou Linha Nova mais conhecida na região e até fora do Estado. “Antes do título, a divulgação era mais difícil, pois não havia uma identidade a ser trabalhada, diferentemente de agora, em que a cultura e a tradição cervejeira da cidade são o tema principal de divulgação”, destaca.
Grupo Loreley
O grupo foi fundado em 8 de maio de 1993. A Secretaria de Educação e Cultura da época divulgou o convite para quem estivesse interessado em formar um grupo de danças e a reunião foi no dia 8 de maio.
Cerca de 30 pessoas compareceram e, ao final da reunião, foi fundado o grupo com 12 pares, mas ainda sem nome. Em seguida, para escolha do nome haviam várias opções, mas a sugestão do então pastor Martim Albers foi a mais votada.
Ficou sendo Loreley Volkstanzgruppe em virtude da história da Lenda da “Loreley”, famosa na região do Rio Reno e do Pfalz, onde fica o Hunsrück, de onde vieram muitos imigrantes que se estabeleceram em Linha Nova e região.
Atualmente, temos somente a categoria adulta. Os ensaios são aos domingos, das 18h às 20 horas, no Ginásio Municipal. Quando necessário, são marcados ensaios extras. O grupo hoje está forte e coeso, engajado nas atividades a que se propõe realizar. Há vários projetos em andamento, e todos os integrantes se doam para que saia tudo da melhor forma.
Existe espaço para quem quiser entrar no grupo com essa perspectiva, de fazer um trabalho pela cultura e pelas tradições da cidade, bem como inovar e crescer o folclore local.
Fórum do Turismo
A primeira edição do Fórum de Turismo foi em 2018, visando discutir o turismo em Linha Nova e como desenvolver a melhor forma da cidade começar nesse setor, muito em função do título de Berço das Cervejarias em 2017.
“Depois desse primeiro encontro, em que pouco mais de 20 pessoas participaram, algumas movimentações surgiram para elaborar um roteiro turístico. No segundo fórum, em 2019, já houve aumento considerável de público. As ideias apresentadas foram pertinentes, e levaram ao surgimento dos Caminhos Autoguiados Spassweg”, destaca.
Então veio a pandemia e a 3ª edição só foi realizada no final de 2021. Se considerar a 4ª edição em 2022, já com cerca de 100 pessoas presentes, fica claro a importância do evento e das discussões sobre Turismo e Cultura que vêm sendo feitas.
A quinta edição será no dia 8 de maio de 2023. O Conselho de Cultura e Turismo e a Secretaria de Turismo já estão trabalhando na programação que será divulgada em breve.
Heimatfest
As informações estão sendo divulgada por dia, no perfil da prefeitura e da festa no Instagram: @heimatfest.linhanova