Destaques
Oficializado o Projeto Aldeia da Herta que será implantada em Morro Reuter
Morro Reuter – Mesmo com o frio, a chuva e a tradicional serração que sempre predomina nas alturas do Mato Comprido, a Prefeitura de Morro Reuter e a Curto Arte Companhia de Teatro, assinaram na manhã dessa quarta-feira, dia 18, o contrato da concessão de uso da área conhecida como “Escola do Mato Comprido”, onde será implantado o projeto turístico e cultural Aldeia da Herta.
Estiveram presentes moradores da localidade do Mato Comprido, Vila Dieter e São José do Herval que, em conjunto, manifestaram um grande alívio por, finalmente, verem um projeto que está valorizando o patrimônio local.
A Curto Arte foi a vencedora da licitação, na modalidade de concorrência, realizada dia 23 de julho, e ficará responsável pela área pelos próximos 25 anos. Nos primeiros cinco anos a empresa terá carência da taxa mensal de ocupação, mas em contrapartida, recuperará a estrutura, composta por um prédio da antiga escola e um galpão. Também investirá na manutenção de toda a área, assim como na construção de diversas benfeitorias, sugeridas no projeto vencedor da licitação.
“A assinatura desse contrato é o início, mas vamos buscar novas parcerias e novos caminhos, pois estamos realizando um sonho ao transformar esse local. O ponto alto do projeto é restaurar essa escola, construindo novos espaços para todas as pessoas, de todas as idades, mas, principalmente, para a comunidade local. A casa é de vocês. “, disse Betinho Klein, que afirmou que já a partir de amanhã, vai dar início a transformação do local.
Muito emocionada, a prefeita Carla destacou a importância desse novo projeto. “Estamos voltando a dar vida a esse espaço por meio da arte. O potencial da Herta e toda a trajetória da Curto Arte tem uma relação muito grande com esse espaço e para quem vive aqui. Estou muito feliz e tenho certeza que será um sucesso”, disse, informando que se tudo transcorrer normalmente, a ideia é abrir a escola para a comunidade até março de 2020.
Também estiverem presentes o presidente da Rota Romântica Cláudio Weber, que enfatizou que os outros municípios devem se espelhar nessa ação. “Precisamos, e muito, reconhecer essa iniciativa que deve servir de exemplo para outros municípios: não fechar uma escola, mas sim, restaurar. Nós iremos apoiar esse projeto, pois todos queremos ver essa escola restaurada”, ressaltou.
O deputado Issur Koch (PP) também esteve presente. “Esse é um importante passo, pois além da escola não ser destruída, vai ser um espaço de oportunidades. A cultura é oportunizar”, comentou, e ressaltou que a arte não é devidamente valorizada hoje em dia. “Quem vive da arte não é valorizado como deveria e, por isso, temos que dar atenção à quem se propõe a fazer isso. Temos que valorizar a arte, a cultura. Isso precisa ser uma prioridade, não podemos deixar que a arte viva somente sobra”.
Aulas de teatro e música
Entre as contrapartidas da Curto Arte, segundo o diretor Carlos Alberto Klein, está a implantação de uma escola de teatro e música, dentro da Aldeia da Herta, com aulas gratuitas para os estudantes do município, além da criação de um museu, resgatando a história local e da região.
Sobre o local
No terreno, doado pela família Collet e que tem área total de 11.865 metros quadrados, foi inaugurada em 1994 a Escola Marechal Costa e Silva, que funcionou até 2004. Após a escola ser desativada, o local, também conhecido como Escola do Mato Comprido, abrigou atividades no contra turno escolar, até 2013.
Desde então, tanto a área como o prédio de alvenaria e um galpão existentes estão em situação de abandono, deteriorados pelo tempo. Para valorizar e reativar a área, sem investimentos de recursos próprios, a Prefeitura lançou a licitação, que teve como interessada e vencedora a Curto Arte Companhia de Teatro, de Dois Irmãos.