Geral
Onda de calor avança sobre o Estado ao longo desta semana
Por Geison M. Concencia
Região – O Rio Grande do Sul se prepara para uma terceira onda de calor nesta semana, com temperaturas que podem ficar 10°C mais quente, em relação à média histórica do período. O fenômeno deve predominar entre 11 e 15 de março e alcança, além do Estado, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Um sistema de alta pressão, que se formou entre Paraguai e Argentina, favorece uma massa de ar quente e impede a formação de nuvens de chuvas.
Temperatura na Encosta da Serra pode ultrapassar os 30°C
Diferente da média para o período, em que as temperaturas ficam na casa dos 29,2°C, a região da Encosta da Serra pode registrar 33ºC.
O pico da temperatura pode ocorrer na quinta-feira (14), com termômetros passando dos 35°C em toda a região.
Projeção de temperaturas para os últimos dias do verão
Segundo a MetSul, a onda de calor será tão prolongada, ao menos de dez dias em alguns estados, que o calor excessivo vai se estender até o fim do verão, que ocorre pelo equinócio no dia 20 de março, a 0h06. Mais ao Sul do Brasil é que se espera que chegue um alívio antes por chuva e temporais, mas vai seguir abafado.
O calor deve afetar grande parte do Centro-Sul do Brasil. Os estados que mais devem ser impactados pelas temperaturas muito acima da média são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Mato Grosso terá calor, mas que não desviará muito em relação ao que já vem se registrando.
Chuva deve retornar somente no final da semana
O clima quente e úmido deve predominar no Estado. A Chuva pode retornar somente no final da semana, entre sexta e sábado. Mas a temperatura pode permanecer elevada, mesmo com as pancadas de chuva eventuais.
Em 2024, já foram registrados 359 mm de chuva
De acordo com registros feitos por Evaldo Lenhard (Rosinha), o acumulado de chuva durante o pouco mais de dois meses do ano, contabilizam 359 mm. A soma vem de janeiro, com 231 mm, fevereiro, 101mm, e, até o momento, 27 mm durante o mês de março.
Acumulado de chuva desde o início do ano
Janeiro: 231 mm
Fevereiro: 101 mm
Março (até hoje): 27 mm