Destaques
Oração pela saúde e força aos profissionais na linha de frente de Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Na manhã dessa sexta-feira, 19, no Dia de São José, uma corrente de oração se formou em frente ao Ambulatório 12 de maio, suplicando por saúde aos enfermos e força aos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.
Balões brancos foram pendurados no parapeito da casa de saúde, simbolizando a paz que todos almejam diante desses dias turbulentos. Canções foram entoadas. Bençãos concedidas. E, em forma de gratidão, teve uma grande salva de palmas aos médicos, enfermeiros e demais servidores da Saúde.
Médicos, enfermeiros e demais servidores receberam bençãos e agradecimentos (FOTO: Cleiton Zimer)
Antes da sua benção, o pastor Leomar Erlei Fenner, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, disse que sonha em não precisar mais sepultar pessoas amadas e queridas por conta da doença. “Agora, no final de março de 2021, a experiência tem chegado mais perto de nós. Até o ano passado a gente conhecia um e outro que estava acometido da doença. Agora, os contaminados podem ser um vizinho, um amigo, um familiar, e até nós mesmos”, disse, lamentando que, enquanto isso, as UTI’s estão lotadas de humanos desesperados por ar. “Faltam leitos, faltam médicos, as equipes já estão saturadas e exaustas”.
“Recebam a vacina”
Por fim, o pastor fez um apelo a toda população para que recebam a vacina quando chegar na sua faixa etária. “Deem crédito à verdadeira ciência. Recebam a vacina”. Ressaltou, ainda, a necessidade de cuidado quanto à circulação desnecessária. “Cuidem-se. Digam não as festas, comemorações e aglomerações”.
“Uma mão de Deus”
O Padre Roque Klafque lamentou o fato de estarmos um ano nessa situação. “Pedimos a benção a todos que estão envolvidos na saúde. Queremos prestar uma carinhosa homenagem aos médicos, enfermeiros e servidores que defendem e salvam vidas”, disse, afirmando que são uma “mão de Deus que acolhe e ajuda”.
Anjos de Deus
Beno Dilkin e Hildo Kunst (FOTO: Cleiton Zimer)
Os vizinhos do Ambulatório, seu Beno Dilkin e Hildo Kunst, acompanharam, de longe, as orações. Emocionados, falaram que os profissionais são verdadeiros soldados na luta. “Estão sempre lá, de dia e de noite. Eles merecem muito mais do que isso que nós fizemos”, disse Beno. Seu Hildo completa, afirmando que “são anjos de Deus enfrentando um inimigo invisível”.
Cuidados
Diante do aumento de casos positivados e pacientes com grande comprometimento pulmonar, a Secretária de Saúde, Tânia Vier Alles, interpreta o momento como sendo difícil. “Peço encarecidamente a todos que façam o uso de máscaras, evitem aglomerações, não esperem muito tempo até vir consultar. Quando houver algum sintoma, principalmente respiratório, a equipe de saúde estará sempre à disposição”, disse, agradecendo a todos os profissionais da Saúde pelo empenho, dedicação e doação e, aos hervalenses, deixou um recado: “nunca percam a fé, continuem lutando, isso passará”.
Em números
Com os dados atualizados até hoje, sexta, o município tem 56 pessoas com a doença ativa, sendo três em internação hospitalar e sete internações domiciliares com uso de oxigênio. Até o momento, foram registrados oito óbitos. O número de casos confirmados, porém, pode ser muito maior do que o oficialmente divulgado pelos boletins epidemiológicos. Isso porquê, segundo a própria prefeita Mara Stoffel (PDT), somente uma pessoa está sendo testada por grupo familiar e, as demais, permanecem isoladas.