Geral
Outono deve ser marcado por temperaturas acima da média
O outono tem início às 18h25 de segunda-feira. A estação, marca a transição do calor extremo do verão para o frio do inverno e, na região, caracteriza-se pela mudança na paisagem: o verde dá lugar às variadas cores nos plátanos, antes da queda das folhas.
De acordo com o chefe da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff, a estação começa em fase de neutralidade, sem os fenômenos El Niño e La Niña. “A tendência é de que o outono seja mais chuvoso e úmido, com menos frio”, projeta.
Wolff prevê que as baixas temperaturas devem se intensificar somente com a aproximação do inverno. “Não terá um resfriamento maior nos próximos 15 dias. Inclusive no próximo final de semana ainda deve ser bem quente. A expectativa é de que somente a partir da segunda quinzena de abril comece a esfriar ter mínimas de um dígito (abaixo dos 10º C)”, relata.
TEMPERATURAS ACIMA DA MÉDIA
Em prognóstico, a MetSul Meteorologia espera o predomínio de dias com temperatura acima da média para a época do ano, considerando que uma estação fria é “extremamente improvável”. Isso, contudo, não significa que vai deixar de haver temperaturas baixas. Entretanto, os episódios de frio tendem a ser mais pontuais, não persistentes e prolongados como em anos anteriores.
A Metsul destaca ainda que, em regra, o outono possui três períodos:
- Até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte;
- Na segunda metade de abril, a frequência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada;
- Na metade de maio, as condições climáticas se aproximam daquelas observadas no inverno.