Geral
Paciente toca violão enquanto tem tumor retirado do cérebro em Canoas
Canoas – Um paciente com um tumor no cérebro viveu a experiência de tocar violão no momento da cirurgia de remoção do mesmo. Márcio Andrade, de 41 anos, foi operado no Hospital Universitário (HU), na última terça-feira (12).
O procedimento foi realizado com o paciente acordado, para diminuir ao máximo as sequelas deixadas pela retirada do tumor, pois a região do cérebro afetada era a responsável pela movimentação da mão direita. De acordo com os médicos, a única maneira de garantir que não teriam sequelas, era acordar Márcio e fazer ele realizar uma atividade cotidiana. Neste caso, tocando o instrumento musical.
A cirurgia durou quatro horas, mas, apesar de ser um procedimento de alto risco, masi de 44 cirurgias semelhantes foram realizadas pela equipe médica do Hospital Universitário e, em nenhuma, o paciente ficou com sequelas.
Márcio e mecânico e músico amador. O homem descobriu o tumor após sentir uma dormência nos dedos enquanto tocava violão e, com o passar do tempo, ter uma convulsão.
PROCEDIMENTO
Durante o procedimento, o paciente foi anestesiado, da mesma forma como acontece em uma cirurgia convencional. Após uma pequena abertura no crânio, foi acordado pelos médicos.
Os cirurgiões, então, estimulam a área do cérebro responsável pelo movimento do braço direito do paciente enquanto ele toca o instrumento. Assim, é feito o monitoramento do risco de uma sequela e reduzi-la.
Este estímulo é feito com uma caneta especial, que simula uma lesão cerebral ao dar uma pequena descarga elétrica na região. Se o paciente segue tocando o instrumento musical, o médico sabe que aquela parte do cérebro ou tumor pode ser ressecada sem causar danos.
Crédito: G1