Geral

Padre Paulo Wendling comenta sobre Veleiro Cecília e o livro que aborda o assunto

21/10/2023 - 07h32min

Dois Irmãos – Leitor do Diário e com familiares residindo em Dois Irmãos, o padre Paulo Wendling comenta sobre o Veleiro Cäcília (Cecília). Autor de vários livros, o padre destacou ao Diário que nos dias 28 e 29 de outubro, na feira do Livro de Dois Irmãos, um dos autores do livro sobre “a lenda do veleiro Cäcília, Décio Shauren, vai estar na feira. “É um trabalho sério, com fotos, documentos de historiadores”, destaca o padre.

Segundo ele, “creio também que não podemos passar pela história sem contar a história verdadeira”. ele destaca que há historiadores que buscaram as fontes, com documentos a verdade. “Continuar a contar uma lenda, em nada vai enaltecer a história, pois um dia a verdade será contada. Se havia divergências, hoje temos convergências”, destaca, frisando que o “povo merece saber a verdade”.

Confira o comentário do padre Paulo Wendling sobre o assunto

Jornalista Mauri

Acabamos de celebrar os festejos de São Miguel na minha terra natal: Dois Irmãos. Li no Jornal O Diário “No entanto, quando o assunto é a origem histórica da festa, há divergências entre os próprios nativos. Mas é na religiosidade que as teorias sobre o início das celebrações encontram denominadores comuns.” Hoje temos acesso a dados históricos sólidos que, felizmente, acabam com dúvidas e divergências. Desde a infância escuto uma história que não tinha ainda passado pelo crivo de historiadores. Em 2020, os historiadores DÉCIO ALOISIO SCHAUREN, brasileiro, e FRIEDRICH F. HÜTTENBERGER, alemão, publicaram um livro: DESVENDANDO UM MITO – A LENDA DO VELEIRO CÄCILIA. Um estudo com pesquisas e documentos revela que não conhecemos as verdadeiras origens do nosso KERB. Na linguagem popular falamos: “Uma mentira repetida muitas vezes acaba sendo aceita como verdade”. Os historiadores trazem informações incontestáveis: 29 de setembro de 1829, não é a data da chegada dos nossos antepassados a Dois Irmãos. Afirmação: “A festa do Kerb de Dois Irmãos se deve ao dia do Santo padroeiro (São Miguel Arcanjo), a quem foi consagrada a igreja católica, no dia 29 de setembro de 1832.” (o.c. 143) É hora de reescrever a nossa história, até hoje baseada num mito. Corremos o risco de continuarmos a contar uma história que nunca existiu, tal qual “a partir das constatações apresentadas, o veleiro CÄCILIA não passa de um navio imaginário, sem passageiros reais.” (o.c. pag 147)

Estou lhe repassando um capítulo extraído do referido livro, que conta com mais detalhes a verdadeira história.

Dias 28 e 29 de outubro, na feira do Livro de Dois Irmãos o autor Décio vai estar. Seria uma ótima oportunidade de fazer uma reportagem com ele, para esclarecer a situação.

Atenciosamente,

Pe. Paulo Wendling

Novo Hamburgo, 13 de outubro de 2023

 

Sair da versão mobile