/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Panela de Pressão – 03-02-2026

03/02/2026 - 00h36min

Por Raul Petry

MATO SEM CACHORRO
A gente pouco se dá conta, mas a verdade é que muitos projetos dos mais importantes do município, geralmente tramitam no âmbito da Prefeitura sem o conhecimento da sociedade. É bem verdade que elegemos o prefeito e os vereadores para nos representar e eles estão fazendo isto. Quanto aos projetos que obrigatoriamente devem ser apreciados pelo Legislativo, não tem problema. Ali se tornam públicos. Mas e estes que não dizem respeito ao Legislativo e são de âmbito unicamente do Executivo, como fica?

FECHADO
A sociedade como um todo em muitos casos fica no escuro, não toma conhecimento do que está acontecendo. Um exemplo de projetos que tramitam apenas internamente no âmbito do Executivo. Construção do Belvedere; Castro Alves, desde a bifurcação da Olavo Bilac até o Vale das Palmeiras; Castro Alves, desde a Av. Bom Jardim até a Olavo Bilac; a Leonel de Moura Brizola; a Rua Coberta e Calçada na frente da Sociedade Concórdia; a Flor Símbolo. Não vamos incluir aqui a Plano Diretor, porque ele necessariamente é apreciado pelo Legislativo.

ESTAMPIDO
Muitos desses projetos são revelados apenas para a sociedade quando já são favas contadas. O mundo é dividido entre o poder público e a sociedade civil. Esses trabalham para manter o poder público. Será que decisões não deveriam partir da sociedade civil também, em vez de somente pelo poder público. A nova Castro Alves, por exemplo, tinha que ter audiência pública para oportunizar a comunidade dar o seu parecer. O que é a Leonel de Moura Brizola. As pessoas ouvem falar, mas não sabem o que é. O Belvedere foi concebido por alguém a pedido da administração municipal. Só que o povo de Ivoti só vai ficar sabendo como vai ficar quando estiver tudo decidido.

RUA COBERTA
O projeto da Rua Coberta está pronto e a obra já deve iniciar. Só que ninguém sabe como vai ficar. Parece que o projeto foi guardado a sete chaves. A mesma coisa aconteceu com o monumento das flores. Ninguém sabia como ia ficar. Tudo é secreto quando não deveria ser assim. Os projetos tinham que ser amplamente divulgados e só não são porque estão sendo escondidos. Não precisam ser divulgados no Diário, podem ser nas próprias redes sociais do município. Façam uma votação entre sim e não, entre os que gostaram e não gostaram, vamos ouvir a população para obter subsídios que podem ajudar muito na tomada de decisão.

SINALIZAÇÃO
Um episódio estranho aconteceu na frente do Rissul. Quinta passada foi definido um espaço como ponto de táxi. Ontem o ponto de táxi foi retirado. O que aconteceu?

Sair da versão mobile