/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Panela de Pressão – 13-02-2026

13/02/2026 - 00h48min

Por  Raul Petry

FERIADÃO
O fim de semana que se aproxima é de Carnaval, o que significa feriadão. Como o brasileiro gosta de feriado, feriadão então nem se fala. Na história de Ivoti tivemos Carnaval de rua uma vez na vida. Não é o nosso chão. Tem uma coisa que se chama cultura, que está enraizada no âmago do povo. A nossa cultura vem do berço, trazido do além-mar pelos nossos antepassados. O Carnaval tem as suas raízes e elas são fortes.

PROBLEMAS
Brasília tem os seus problemas e podemos dizer que Ivoti tem os seus. Eles são diferentes na sua essência. Em Brasília o cheiro é de podridão, de corrupção, incrustada em todos os poderes. Os nossos problemas aqui em Ivoti são de pequena monta e nem sei se podemos chamar de problemas. Para quem ama o Núcleo de Casas Enxaimel, realmente temos um problema pela frente. Trata-se de um problema sentimental, estão mexendo no orgulho de todos os ivotienses. Não faz o menor sentido mantermos uma Secretaria do Turismo se deixamos os intrusos virem aqui e acabar com o nosso maior patrimônio turístico.

AMÉM
Quantas e quantas vezes se vê episódios em todo o mundo serem revertidos através de levantes populares e ações políticas. Quando a causa é boa não tem quem resiste a estas duas ações entrelaçadas entre si. Até parece que o ano de 2012 está distante 100 anos de nós. Naquele ano estivemos muito perto de sermos banhados pelo Rio dos Sinos. Tivéssemos deixado por conta de parte de nossos políticos, e literalmente a “estrago” teria se concretizado.

ANO ZERO
O povo, a sociedade civil, tem que ter participação direta nos principais desafios de uma comunidade. Querem saber? Na década de 90, o Núcleo de Casas Enxaimel era um aglomerado de sete casas em decomposição, literalmente caindo aos pedaços. Algumas pessoas eram a favor da restauração daquelas casas. Mas dentro da Câmara havia uma parcela de vereadores que queriam derrubar o que ainda estava de pé. A sociedade civil não deixou.

+ 15 ANOS
15 anos depois aconteceu o episódio da água. Os políticos armaram tudo para trocar a nossa água mineral por água do Rio dos Sinos. Nos salvamos por um triz. O povo se reuniu e não permitiu tamanha estultícia. Salvamos nosso bem maior, a água, a despeito de negociatas que aconteceram nos bastidores. O povo de novo venceu,

+ 15 ANOS
Agora de novo, depois de 15 anos decorridos daquele episódio, estamos nós de novo aqui lamentando o que querem fazer do nosso Buraco do Diabo. É nada mais nada menos que nossa reserva paisagística, nossa reserva histórica, nossa reserva arquitetônica, enfim, nossa grande reserva cultural. Querem enterrar todo este patrimônio que, em síntese, é do povo. O povo está de olho. Muitas vezes o silêncio fala mais alto. O silêncio que sai das catacumbas da insensatez é o grito que ouvimos de longe e nos faz despertar. Acorda Ivoti!!!

Sair da versão mobile