Exclusivo assinantes
Para paladares exigentes: Cervejaria Hunsrück cultiva a tradição alemã
Herval – Essa matéria é para você que é apaixonado por cerveja e, mais que isso, por aquela produzida artesanalmente, que é arte, que tem história e, portanto, merece ser degustada e apreciada.
Localizada na rua Alberto Rubenich, no bairro Travessão, a cervejaria Hunsrück surgiu justamente dessa paixão cervejeira e pelos encontros que ela proporciona. “Nós nos reuníamos praticamente todo domingo de noite, fazíamos um churrasco, tomávamos uma cerveja e jogávamos conversa fora”, conta Miguel Engelmann, um dos diretores da empresa. Ele relata que, em uma dessas conversas, no ano de 2008, surgiu a ideia de fabricar a especialidade. “Sempre tivemos gosto pela cerveja e, quando surgiu a ideia de fazer a nossa, ficamos muito empolgados. Logo fomos visitar algumas cervejarias e também, fabricantes de equipamentos para termos um embasamento e, assim, colocamos em pé o nosso primeiro projeto”, comenta.
Após um ano de atividades, a cervejaria já tinha atraído o paladar de muitos cervejeiros e, portanto, teve que expandir sua produção, saindo assim de onde estava instalada e se mudando para o atual endereço. Na época, a estrutura era menor, mas na proporção que a demanda do mercado aumentava, a empresa ampliava seu espaço físico para atender todos os pedidos. “O mercado consumidor está cada vez mais exigente e, por isso, estamos com uma gama bastante grande de produtos. Afinal, dentro das exigências do mercado, ele está sempre sedento por novos estilos de cervejas”, comenta o diretor, enfatizando que o objetivo da empresa é desenvolver novas ideias todos os dias. “Claro, estamos aqui para fomentar nosso negócio mas, acima de tudo, temos dentro de nós a paixão pela arte de fazer cerveja, e isso significa fazê-la de modo diferenciado, artesanalmente, diferente da comercial”, destaca.
A cervejaria já participou de diversos concursos, ganhando destaque no país e em outros continentes. No concurso mais recente, realizado em Blumenau, Santa Catarina -o terceiro maior concurso de cervejas do mundo, a Hunsrück conquistou três medalhas de ouro através das cervejas Sahti, Grodsiskie e Weiss, e uma prata através da Pale Ale.
Conheça um pouco mais dessas iguarias
Leva malte de centeio e zimbro (juniper) em sua receita. O perfil do cravo e banana proveniente da levedura está presente e, o destaque, é para o sabor de gin e pinho devido a adição de zimbro.
Grodziskie
É uma cerveja de cor amarelo-claro, corpo baixo, altamente carbonatada, com leve aroma e gosto que lembram maçãs, mas dominados por um defumado com notas de salame, copa e provolone, acompanhado de um amargor agradável.
Weiss
Cerveja de trigo com coloração amarela pálida, colarinho branco e persistente. Turbidez pela presença de levedura, aromas e sabores que lembram cravo, banana e maltoso de pão. Muito carbonatada.
English Pale Ale
Cerveja de coloração dourada profunda. Leve aroma e sabor de lúpulos, mas dominada pelo maltoso com notas de caramelo e biscoito. Amargor sutil, corpo médio e carbonatação média baixa.
Tradição
A marca carrega a origem dos primeiros colonizadores que, por volta de 1825, vieram da região de Hunsrück, sudoeste da Alemanha. Dessa forma, a cervejaria resguarda o legado e os costumes deixados por eles, preservando a alma alemã na região.
A empresa que começou com dois estilos, conta atualmente com seis funcionários, produzindo um leque de 20 cervejas, com um mercado abrangente em todo Vale dos Sinos, região metropolitana e, inclusive, em Santa Catarina e Rio de Janeiro. E para o mês de julho, já tem novidade programada: serão lançadas as cervejas Black Ipa e Wheatwine, mais duas para o catálogo.