Geral
Para salvar projeto dos canudos, vereadores de Ivoti apresentam emenda
Ivoti – O fim da venda e distribuição de canudos plásticos continua em pauta na Câmara. O projeto de lei é da vereadora Marli Heinle Gehm (MDB). Da forma como a proposta está, possivelmente seria reprovada pela maioria dos legisladores.
Para apresentar uma opção, a Comissão de Justiça e Redação apresentou uma emenda ao projeto da vereadora Marli. A ideia é que a proibição não seja válida para estabelecimentos que tenham ponto de coleta de canudos e materiais plásticos ou ponto de entrega voluntária.
De acordo com o vereador Satoshi Suzuki (PP), o ponto de coleta deve estar em local visível e o material arrecadado será destinado para entidades filantrópicas de Ivoti sem fins lucrativos. “Constatamos que na redação original, o projeto de lei traz prejuízos para a atividade comercial, produzindo tendência à redução da arrecadação de impostos do município”, consta na emenda.
RELEMBRE A PROPOSTA
A vereadora Marli Heinle Gehm (MDB) resolveu apresentar um projeto para proibir a distribuição e venda de canudos de plásticos em restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes, supermercados e similares ou ambulantes.
Na justificativa, Marli afirma que a ideia é impedir a utilização dos canudos plásticos, que não são reciclados e, portanto, são considerados poluidores do meio ambiente. São 300 anos para se degradarem, aponta ela no projeto.
Os estabelecimentos comerciais e os ambulantes terão o prazo de um ano para se ajustar, a partir da data da publicação da lei.
Leia também:
Ivoti terá novo edital de pavimentação comunitária
Ivoti: Caminhão não vence subida e fica atravessado na rua Vale das Palmeiras