Geral
Parada LGBT na Restinga chega ao segundo ano em Porto Alegre
A primeira parada de orgulho LGBT descentralizada de Porto Alegre chegou à sua segunda edição neste domingo (25), na Zona Sul da capital. A “LGBTinga”, como foi batizado o evento no bairro Restinga, levou a comunidade para dançar e aproveitar as atrações na esplanada da Restinga, durante a tarde.
A festa foi animada por DJs e performances. Durante a noite, a comemoração seguiu na quadra da escola de samba Estado Maior da Restinga. Segundo a organização, cerca de 3 mil pessoas participaram da celebração.
A LGBTinga é organizada pela Casa Emancipa Restinga, ONG que atua no bairro, e o Juntos, que defende os direitos LGBT. Para Cristiane Machado, coordenadora da Emancipa, o evento abre espaço para a expressão e a representatividades dos LGBTs que estão fora do centro da cidade.
“As LGBTs das periferias precisam ser ouvidas e respeitadas e precisam desse espaço nas comunidades para poderem mobilizar suas lutas”, observa ela.
No seu segundo ano, a parada mostra que a mobilização ajuda na luta por mais visibilidade aos direitos igualitários. “As LGBTs se envolvem de todas as formas, desde costurando a bandeira LGBT, fazendo as maquiagens das artistas e os shows para a comunidade”, ressalta a coordenadora.
Porto Alegre ainda tem comemorações durante o Dia do Orgulho LGBT, em junho, e em novembro, recebe a Parada Livre.
Fonte: G1