Geral
Paróquia São Lourenço Mártir de Linha Imperial celebra 99 anos
Missa e lançamento das atividades marcam o início das comemorações ao centenário
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – A Paróquia São Lourenço Mártir de Linha Imperial comemorou 99 anos na quarta-feira (13) em um momento que deu início às atividades do centenário da igreja. Após a celebração da Santa Missa, foi apresentado o logotipo comemorativo, criado por Emily Boetcher, que estará presente em todas as atividades das comunidades ao longo do próximo ano. A história da Paróquia também será registrada em um livro com o resgate da construção da igreja, registros importantes do livro tombo, curiosidades e fatos vividos por todas as comunidades que compõem a Paróquia. Célia Heylmann, organizadora do livro, apresentou um esboço do material.
O Pároco Delcio Miguel Reiter ainda apresentou uma oração feita por pessoas da comunidade, como um símbolo de unidade, que será rezada por todos no próximo ano. “Estou num lugar riquíssimo: de cultura, de fé e de trabalho comunitário”, disse.
RESGATE DA FÉ – O Monsenhor Valnei Armesto, Vigário Geral da diocese de Novo Hamburgo, esteve representando o Bispo Dom João Francisco Salm. “Ano de celebrar o maior dos valores que os imigrantes trouxeram: a fé. Essa fé precisa ser resgatada e fazer arder o coração da comunidade. Se nós estamos aqui é porque outros chegaram antes, se esforçaram e trabalharam arduamente”, disse.
Ações e apresentações
Na noite, o Padre Reiter ainda lançou a ação entre amigos que visa arrecadar fundos para reformar e restaurar a casa paroquial que já possui mais de 100 anos e foi a moradia do Padre Theodor Amstad. O Coro Misto da Paróquia São Lourenço Mártir, o Coro Masculino da Sociedade Concórdia e as diversas categorias do Böhmerlandtanzgruppe se apresentaram e tornaram a noite ainda mais especial.
LEG: NP 99 anos da igreja GW 02
LEGENDA: Logomarca que será usada nas atividades até a comemoração dos 100 anos em 2024 (CRÉD. REPRODUÇÃO)