Geral
Pastor pode ter descoberto resquícios de lava vulcânica em Lindolfo
Por Guilherme Sperafico
Lindolfo Collor – Natural de Lindolfo Collor e atualmente morando em Gramado, o pastor luterano Jaime Afonso Dhein costuma retornar ao município com certa frequência para visitar familiares. Durante uma das visitas, pode ter feito uma importante descoberta: a de uma chaminé vulcânica no barranco localizado ao lado da agência do Sicredi.
A tonalidade que se difere do solo de arenito, característico da região, não chega a ser uma novidade e tem chamado a atenção há alguns anos. Entretanto, o que ninguém sabia, é que pode se tratar dos resquícios de passagens de lava, resultantes da separação da América do Sul com a Ásia, há milhões de anos.
“É algo extraordinário”
Jaime conta que quase não acreditou quando fez a descoberta. “Eu amo observar a natureza e, em uma das vindas para Lindolfo e vi. É algo extraordinário. Eu percebi que poderia se tratar de uma chaminé vulcânica, porque tive a experiência de ver uma na Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina, e me chamou muito a atenção”, relata.
“Naquela serra cavaram 90 metros e descobriram algo parecido com isto. Já faz uns três anos que fiz esta constatação, mas como até hoje ninguém havia estudo ou repercutido, resolvi divulgar”, conta o pastor.