Geral
Petroleiros venezuelanos fogem de bloqueio naval dos EUA após captura de Maduro
Imagens de satélite revelaram que quatro petroleiros venezuelanos, Veronica III, Vesna, Bertha e Aquila II, foram vistos a cerca de 50 km a oeste da costa venezuelana utilizando nomes falsos e informando geolocalizações incorretas, segundo o New York Times. As embarcações deixaram a Venezuela sem autorização do governo interino de Delcy Rodríguez.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que os EUA não terão um papel direto no governo cotidiano da Venezuela e se limitarão a impor uma “quarentena do petróleo” já existente sobre o país desde 16 de dezembro de 2025. A declaração representa um tom diferente do adotado por Trump, que afirmou, um dia antes, que os EUA passariam a administrar a Venezuela de forma interina após a captura do líder Nicolás Maduro.
Rubio adotou um tom mais cauteloso ao afirmar que os EUA continuarão a aplicar a quarentena do petróleo, medida que já estava em vigor sobre navios-tanque sancionados antes de Maduro ser retirado do poder. Segundo o secretário de Estado, a medida será usada como instrumento de pressão para promover mudanças de política na Venezuela.
Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. A decisão de mantê-la como substituta foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país logo após Maduro ser retirado do poder pelos Estados Unidos.
