Coluna Picada Café
Picada Café: Picadinhas…
Jair Heylmann
VACINA PARA TODOS
A previsão do Ministério da Saúde é que a vacina da Covid deve chegar a toda a população até outubro ou novembro. Nas últimas semanas a vacina tem chegado com mais frequencia e com isso, mais e mais pessoas terão acesso. O que é excelente, embora que, não temos muitos a comemorar. Afinal, os países mais desenvolvidos e que levaram a doença mais a sério a imunização da população está muito mais avançada e até a máscara está sendo abolida. O Brasil ignorou a vacina quando estava em desenvolvimento e hoje pagamos o preço. Tanto que, imunizados mesmo não temos mais que 13%, muito pouco.
54 ANOS
A chegada de mais imunizantes fará com que a vacinação aqui siga nesta terça-feira. E chegou a vez das pessoas com 54 anos ou mais, sem comorbidades. Até semana passada estávamos em 36% da população com a dose inicial, o que representa mais de 2 mil pessoas com acesso a vacina. É bem verdade que a segunda dose, que garante a imunização, nem chegamos a 900 unidades. Mas isso se explica pelo alto período de demora entre uma dose e outra. Normalmente são três meses de espera. Com isso o número de imunizados por completo só devem crescer em julho e agosto em diante.
QUEDA
Os números da Covid em Picada Café seguem assustando. Nos últimos dias tivemos uma queda nos internados. Eram 8 no início da semana passada e o último boletim dava conta de que cinco seguem hospitalizados. Bom, sim, mas não devemos comemorar já que o vírus segue solto e fazendo vítimas. O que chama a atenção é a faixa etária das pessoas que precisaram ser internadas. Justamente porque são mais jovens, com média idade, que estão trabalhando e acabam mais propícios ao vírus.
RESTRIÇÕES
Enquanto não ocorre a imunização em massa, com mais pessoas vacinas, é preciso conviver com a doença e se cuidar. As novas restrições impostas na semana passada são reflexo da alta de internações. A gente sabe que ninguém quer fechar pontos como o Parque Jorge Kuhn, o que impossibilita que muitos trabalhem e ganhem sua renda. Mas, as vezes, é preciso agir, estagnar a doença para depois recomeçar. O que se espera é que essas restrições sejam breve. Para isso é preciso que a onda de internações diminua.
R$ 105 MIL PARA PICADA CAFÉ
O prefeito Luciano, vice Max e secretário Neco Linck (Agricultura) receberam a visita do deputado federal Afonso Motta (PDT) e assessor Guiomar. Motta apresentou ofício indicando recursos de emenda de R$ 105 mil para a agrícola. O valor será investido para auxiliar na aquisição de uma retroescavadeira. Mais uma vez o PDT marcando presença e anunciando recursos. O mesmo Motta destinou recursos que geraram os equipamentos entregues esse ano aos agricultores de Picada Café.