Conecte-se conosco

Destaques

Pioneirismo: energia solar chega na Picada Feijão

10/04/2019 - 08h44min

Atualizada em 10/04/2019 - 09h20min

Ivoti – O uso da energia solar vem sendo uma alternativa no meio urbano, mas começa a se difundir junto às localidades do interior. Os primeiros a implantarem essa alternativa na localidade de Picada Feijão é o casal Elígio Moraes e Dolores, que cultiva hortaliças. O objetivo é diminuir a conta de luz, que vai pesar menos no bolso dos produtores.

Um segundo produtor é Blásio Bervian, que produz vinhos e sucos diversos, além de geleias. Já chegou a maior parte das placas solares na propriedade de Alcido Feiten, que deve iniciar a montagem das estruturas ainda nesta semana.

Uma segunda vantagem apontada pelos produtores, além da economia gerada, entre 80% e 95%, é que os juros do financiamento são baixos, chegando a 2,5% ao ano. O projeto foi elaborado pela Emater e encaminhado junto ao Sicredi, feito através do Pronaf, que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Matéria completa na edição impressa desta quarta-feira, 10.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.