Conecte-se conosco

Geral

PIX: Banco Central cria novo sistema de transferência instantânea

15/09/2020 - 17h35min

As transações serão realizadas em segundos

Região – Com o objetivo de agilizar operações, o Banco Central anunciou a criação do PIX. Ele é o novo meio de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvidos para facilitar as transições financeiras. O início da fase de cadastramento está prevista para o dia 5 de outubro. No entanto, o serviço, propriamente dito, será ativado apenas no dia 16 de novembro.

O PIX não é um aplicativo e nem um banco, portanto, não será necessário abrir uma conta específica para usá-lo. Assim como hoje se escolhe entre DOC ou TED para transferências, haverá opção de escolher o PIX. O mesmo valerá para pagamentos: crédito, débito ou PIX. Ele será disponibilizado para todo o país, poderá ser utilizado em qualquer horário, sete dias da semana. A quantia cairá na conta instantaneamente.

Como a ideia do novo sistema é reduzir a complexidade de transações financeiras, a requisição de dados para enviar dinheiro também é menor. Por isso, bastará cadastrar uma “chave”. Exemplos de chaves são números de CPF, de CNPJ, de celular ou e-mail. As transações pelo PIX poderão ser feitas também por meio de QR Code ou links gerados no smartphone, substituindo, por exemplo, os dados bancários do recebedor.

Assim como ocorre em outros tipos de transações, os pagadores ou recebedores que utilizarem o PIX também não terão de pagar tarifas, podendo ser realizada entre diferentes bancos ou instituições cadastradas sem custos. No entanto, ao menos inicialmente, os pagamentos dependem de internet para serem realizados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.