Geral
Polícia Civil orienta 3ª Idade de Ivoti contra os golpes financeiros
Ivoti – Atendendo um convite da liderança do Grupo de Terceira Idade da Comunidade Evangélica Trindade de Ivoti, a delegada Michele Arigony, responsável pela Delegacia de Polícia de Ivoti, e a Escrivã Ionita, conversaram com os integrantes do grupo sobre como se proteger de golpes financeiros. As informações foram repassadas na tarde de quinta-feira,20.
Desde o início da pandemia de Covid-19, as tentativas de golpes financeiro contra idosos aumentaram cerca de 60%. Segundo a Delegada Michele, os golpes mais recorrentes que chegam ao conhecimento da Delegacia de Ivoti são: Golpe do falso perfil de WhatsApp, Golpe dos “nudes”, Golpe do falso funcionário de banco e Golpe de compra/venda de veículos.
Na palestra, foram fornecidas orientações ao grupo sobre pequenas ações preventivas que evitam a concretização dos golpes, tais como, não clicar em links recebidos por SMS, e-mail ou mensagem de rede social; não compartilhar dados pessoais, fotos, com pessoas desconhecidas; não realizar transferência de valores (via PIX, TED), pagamentos de boletos, a terceiros desconhecidos ou que se identifiquem como um familiar ou amigo, que trocou de número de telefone; não entregar cartão bancário a ninguém; evitar o uso de caixas eletrônicos em finais de semana ou à noite; não compartilhar ou anotar senhas de cartões.
“o ideal é sempre desconfiar quando, por ligações telefônicas, mensagens, links, houver referência a pagamento de boletos, transferência de valores em dinheiro, solicitação de dados bancários”, reforçou a delegada Michele no final da conversa.
A Delegacia de Polícia de Ivoti está à disposição da sociedade para visitas e conversas sobre temas específicos, o que poder ser formalizado pelo e-mail da Delegacia: [email protected], bem como pelos fones (51) 3563-1001/1085.