Conecte-se conosco

Geral

Polícia deflagra operação de combate a fraudes que ultrapassam R$ 20 milhões em Caxias do Sul

25/04/2018 - 13h43min

Atualizada em 25/04/2018 - 14h10min

Caxias do Sul – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 25, a Operação Timoneiro, que tem o objetivo de reprimir fraudes envolvendo a concessão de seguro-desemprego, na modalidade de defeso. O esquema criminoso desviou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos. De acordo com a polícia, eles inseriam dados falsos nos registros cadastrais de requerimentos desse benefício, que é voltado a pescadores artesanais que são impedidos de exercer sua atividade econômica em períodos em que a pesca é proibida.

Servidor do Ministério do Trabalho é preso

Nesta operação, foi preso um servidor do Ministério do Trabalho e Emprego lotado na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul e foram realizadas buscas no seu local de trabalho e sua residência. O fato de não haver pescadores artesanais na cidade não impedia o servidor de efetuar as alterações indevidas nos dados cadastrais dos requerentes, já que ele possuía senhas que permitiam acesso a registros de cidadãos em diversas outras regiões do País.

As investigações tiveram início a partir de um relatório do próprio MTE, que identificou 6.988 requerimentos de seguro-defeso com indícios de irregularidades em decorrência das intervenções indevidas realizadas pelo servidor.

Leia também:
Saiba quem são os presos na operação contra o tráfico em Nova Petrópolis

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.