Geral
Polícia evita sequestro de empresária do ramo de joias
Três criminosos, com armas, munições e um mandado de busca e apreensão (MBA) falso contendo informações da vítima alvo, foram abordados antes da ação delituosa. Os três são integrantes de uma facção criminosa, alvo de seguidas ações dos órgãos de segurança pública de Guaporé, e planejaram a ação ao longo das últimas semanas. Eles foram presos pela Brigada Militar, com armas, munições e drogas.
Os bandidos e se preparavam para executar na manhã desta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, o sequestro e o roubo de uma empresária do ramo das joias no município. No deslocamento, policiais dos 4º e 5º Pelotões da Brigada Militar (BM) de Guaporé e Serafina Corrêa – equipe da Força Tática (FT), junto com policiais do 3º Batalhão de Policialmente em Áreas Turísticas (3º BPAT) de Bento Gonçalves, abordaram três criminosos e apreenderam armas de fogo, munições, um mandado de busca e apreensão (MBA) falso e entorpecentes.
CAÍRAM EM BLITZ
Com dados precisos, repassados através de uma denúncia anônima do veículo que seria utilizado para o crime e da rota de deslocamento, policiais militares montaram, em locais estratégicos, pontos para evitar que a ação delituosa pudesse ter sucesso.
Por volta das 3h50, avistaram um Renault Sandero, emplacado em Pelotas, transitando com três homens pela rodovia ERS-129. Ao verificarem a blitz, o trio, de 27, 28 e 39 anos, tentou empreender fuga. Porém, não obteve êxito. A barreira havia sido montada na altura do Km 130, nas proximidades do trevo de acesso para União da Serra – Linha Quinta Pinheiro Machado.
ARMAS E MUNIÇÕES
No automóvel, durante a revista, as equipes encontraram uma pistola HS Cal 9mm – com numeração suprimida e municiada com 15 cartuchos intactos, carregador sobressalente e mais 20 munições acondicionadas em uma sacola plástica. Havia também em poder dos criminosos, um revólver Rossi Cal. 38 com numeração raspada, municiado com cinco cartuchos intactos e mais 45 munições do mesmo calibre soltas dentro de uma sacola plástica. Os policiais localizaram ainda 70 pedras de crack, todas elas prontas para a comercialização, embaixo do tapete do motorista. Uma bucha de cocaína, parcialmente consumida, estava sobre o console central.
MANDADO FALSO
O mais surpreendente, conforme o registro das equipes da Força Tática, foi o mandado de busca e apreensão (MBA) falso localizado dentro do Sandero. O documento, timbrado com o logotipo do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) – Polícia Civil (PC) e contendo suposta assinatura do juiz de direito da Comarca de Guaporé, seria utilizado pelo trio para a prática do sequestro e roubo. No mandado havia dados pessoais da empresária do ramo de jóias em Guaporé, endereço completo e número do apartamento onde reside.
ANTECEDENTES
O trio, com antecedentes criminais por roubo a pedestre, estabelecimento comercial, veículo, tráfico de drogas, e outros delitos, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, para o registro do flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Na sequência eles foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves onde ficam à disposição da Justiça. O Renault Sandero, objeto de crime, foi removido para o depósito do guincho credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS).
Fonte: Rádio Aurora