Geral

Polícia faz operação no RS contra grupo suspeito de vender carteiras de habilitação falsas pela internet

31/07/2019 - 17h08min

Atualizada em 31/07/2019 - 17h09min

A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (31) uma operação contra um grupo suspeito de vender de carteiras de habilitação falsas pela internet. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre; Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana, e Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul.

Campanha de incentivo à amamentação começa na quinta-feira em todo o país

A ação contou com 25 policiais, que recolheram documentos e um gabinete de computador, e foi desencadeada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), que integra o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

“Houve o rastreio dessas pessoas que estavam vendendo essas CNHs, e conseguimos identificar algumas residências onde bateu aquele [endereço] IP, então hoje cumprimos sete mandados de busca com objetivo de buscar esses documentos e computadores”, disse o delegado André Anicet, responsável pelo caso.

A investigação apontou que a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é impossível sem que o motorista tenha realizado os testes teóricos e práticos necessários para a obtenção do documento, o que prova que os documentos são falsos.

Polêmica: justiça manda instalar 1.400 radares no Brasil; só no RS serão 245

Além dos responsáveis pela venda, eventuais compradores também podem responder por falsificação de documento público, estelionato e uso de documento falso. Porém, a polícia desconfia que muitos sequer recebiam o documento pelo qual pagaram.

“A suspeita é que eles simplesmente pegam o dinheiro, ou da entrada desse esquema criminoso, e posteriormente somem e não entregam documento nenhum”, afirma Anicet.

Fonte: G1

Copyright© 2020 - Grupo o Diário