Geral

Polícia fechou sete desmanches de veículos nos últimos três meses em Caxias do Sul

29/05/2019 - 13h44min

Recentes ações policiais resultaram no fechamento de sete desmanches em Caxias do Sul. Quatro deles eram credenciados ao Detran e foram alvos de investigações da Polícia Civil. Os outros três eram ferros velhos irregulares que foram interditados pela Operação Desmanche. Além disso, o proprietário de um ferro-velho foi preso na segunda-feira (27) com um Gol roubado no bairro Salgado Filho. Contudo, não há informações de que o estabelecimento tenha sido interditado na ação policial.

— Legalizada para fazer desmanche de veículos e venda de peças, no entanto, o que encontramos lá era uma situação irregular — afirmou.

Quase um mês depois, a Draco fechou outros três CDVs por abrigarem veículos adulterados e diversas peças sem procedência. Naquela ação, um proprietário foi preso por posse ilegal de um revólver calibre .38.

Força-tarefa recolheu 500 toneladas de sucata automotiva

Estratégia estadual de combate aos crimes de roubo e furto de veículos, a Operação Desmanche realizou duas ofensivas em Caxias do Sul neste mês. No dia 6 de maio, 400 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas durante o fechamento de um estabelecimento sem credenciamento no bairro Pio X. Este negócio era especializado em automóveis antigos e a ação estadual foi criticada pela Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (Scaa) e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Nesta terça-feira (28), a força-tarefa interditou mais dois desmanches irregulares no bairro Bela Vista e na Vila Maestra, próximo a ERS-122. A estimativa é que fossem apreendidas 50 toneladas de sucata automotiva. No ferro velho da Vila Maestra, chamou atenção o risco de dano ambiental, pois o estabelecimento atuava junto a um açude. A Polícia Civil, contudo, aguarda os laudos dos peritos.

Além das fiscalizações deste mês, a Operação Desmanche já havia fechado outros dois ferros velhos em outubro de 2016. A mobilização é apresentada como uma estratégia da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) para manter a curva descendente dos crimes de roubo e furto de veículos, além de coibir o crime de receptação.

O Detran informa que Caxias do Sul possui 24 Centro de Desmanche de Veículos (CDV) credenciados ao Detran, mas quatro deles estão bloqueados.

Fonte: Pioneiro

Copyright© 2020 - Grupo o Diário