Conecte-se conosco

Geral

Polícia Federal investiga possível caso de trabalho análogo à escravidão em Nova Petrópolis

01/04/2023 - 19h37min

Atualizada em 02/04/2023 - 19h34min

Imagem Ilustrativa (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A Polícia Federal está investigando um possível caso de trabalho análogo à escravidão na Linha Imperial, após o relato de dois trabalhadores argentinos que afirmam terem sido contratados para cortar árvores na região e não receberem pagamento desde agosto de 2022. Segundo os trabalhadores, de 24 e 45 anos, eles eram obrigados a morar em barracos improvisados e foram abandonados pelo empregador sem dinheiro e local para pernoite.

Os trabalhadores procuraram o 3º pelotão do 27º Batalhão de Polícia Militar em Bom Princípio para relatar sua situação e afirmaram terem sido transportados para lá após reclamarem das condições de trabalho. Eles disseram ter sido ameaçados de morte caso avisassem a polícia sobre sua situação.

A Polícia Federal foi informada e deslocou uma equipe para Nova Petrópolis para investigar o caso. De acordo com o delegado Adriano Medeiros do Amaral, que atua na regional de Caxias do Sul, a PF recebeu informações de que há outros estrangeiros na região de mata e irá verificar.

Equipes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego também foram avisadas e foram para Nova Petrópolis para acompanhar o caso. O grupo de estrangeiros incluiria um menor de idade.

 

Fonte: GaúchaZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.