Conecte-se conosco

Geral

Polícia investiga denúncias de fraude em curso de bombeiros

14/05/2019 - 16h02min

Caxias do Sul – A Polícia Civil investiga denúncias sobre um curso de bombeiros em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, oferecido por uma empresa que não é cadastrada no Conselho Nacional de Bombeiros Civis. Os alunos relataram que a empresa divulgava que as aulas eram de graça, mas cobrava mensalidades.

Até a manhã desta terça-feira (14), 17 pessoas já tinham registrado boletim de ocorrência.

“A base da denúncia é [o crime de] estelionato porque os alunos dizem que havia divulgação de curso gratuito e depois a empresa cobrava. Vou ouvir mais pessoas”, afirma Carnaúba, que já colheu o depoimento de oito pessoas.

“Eles me disseram que eu tinha que pagar uma entrada de R$150. Eu paguei porque eu estava com aquele desejo realmente de garantir a vaga e eles me disseram: ‘olha, se você não pagar, você não vai ter garantia na vaga, porque outras pessoas vão vir aqui também'”, afirma um dos alunos que não quis se identificar.

No começo de abril, o Procon multou a empresa em mais de R$ 400 mil por publicidade enganosa. Isso porque, ao contrário do anúncio, no contrato, a empresa previa cobrança de matrícula e mensalidade. E ainda praticava venda casada porque cobrava a emissão de um certificado.

O Procon entrou ainda com uma medida cautelar contra a empresa.

“Só em saber que nós caímos em um enredo assim é lamentável, é triste, porque esse dinheiro poderia ter investido em outros cursos, em uma outra área, poderia ter investido na minha família”.

“O que eu gostaria é que essa escola não continuasse fazendo isso para outras pessoas, porque eles já estão com novos anúncios de novo no Facebook de curso gratuito”, acrescenta outra aluna.

Em nota, a L. M. Idiomas e Informática disse que não vai se manifestar sobre a suspeita de propaganda enganosa porque ainda não foi notificada pelo Procon. A empresa também diz que o curso de bombeiro civil não é reconhecido por nenhum órgão público ou privado e que, por isso, a empresa apenas segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.