Geral

Policiais militares de Ivoti salvam bebê de um mês de dois engasgos em três dias

12/07/2023 - 17h33min

Ivoti – A pequena Liz Laura Maciel Führ, com pouco mais de um mês de idade, teve sua vida salva não apenas uma, mas duas vezes em um curto intervalo de três dias. Os responsáveis por esses atos heróicos são o sargento Saugo e o soldado Almeida, membros da Brigada Militar de Ivoti, que realizaram manobras de desengasgo para resgatar a criança de afogamento por leite materno.

O primeiro episódio ocorreu no sábado, por volta das 11h20, quando a família de Liz chegou ao quartel da Brigada Militar, desesperada, em busca de socorro. O soldado Almeida foi imediatamente acionado e assumiu o controle da situação. “Eles me entregaram a criança e eu iniciei as manobras”, relata. “Tive que fazer umas duas vezes. Quando fiz a primeira vez, ela chorou, mas vi que ainda estava sufocada, então repeti mais uma vez e percebi que estava se recuperando”, conta Almeida.

Após a bem-sucedida intervenção, a família seguiu para o Pronto Atendimento Mais Vida, com o soldado acompanhando-os dentro do veículo. No entanto, durante o trajeto, foi necessário realizar a manobra mais uma vez para garantir a estabilidade da criança. O soldado Almeida expressa sua emoção ao comentar sobre o salvamento. “Foi emocionante. Na hora, fazemos o que temos que fazer e conseguimos manter a calma, mas depois que passa, a emoção toma conta”.

Surpreendentemente, apenas dois dias depois, na segunda-feira, por volta das 18h20, a família de Liz retornou ao quartel da Brigada Militar em busca de socorro mais uma vez. Desta vez, foi o sargento Saugo que atendeu ao chamado. Ao se deparar com a criança desfalecida, ele rapidamente realizou as manobras de desengasgo, trazendo Liz de volta à vida.

O sargento Saugo já havia tido experiências anteriores com manobras de desengasgo, incluindo uma com sua própria filha. “É uma manobra que, se executada de forma técnica, na grande maioria das vezes vai ter resultado imediato”, explica.

CRIANÇA JÁ HAVIA SIDO SALVA POR MÉDICA

Além da curiosidade por conta dos dois casos recentes, antes desses salvamentos, Liz já havia passado por uma situação semelhante em 23 de junho, quando engasgou-se com leite materno em casa. A menina foi prontamente atendida pela Dra. Eveline Barros, médica do Pronto Atendimento Mais Vida, que realizou as manobras de desengasgo e salvou sua vida.

Os policiais da Brigada Militar alertam que, embora possam ajudar em casos de emergência como esse, é sempre recomendado procurar ajuda médica especializada. “Os agentes recebem treinamento para tais situações, mas não são especializados”, explica o sargento Saugo.

Diante do histórico da criança, a Brigada Militar, através do comandante, tenente Quevedo, também entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município, para que faça o acompanhamento da família.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário