Destaques
Ponte do Rio Loch, entre Santa Maria do Herval e Morro Reuter, está em obras
Santa Maria do Herval / Morro Reuter – A ponte do Rio Loch (buraco do rio), um patrimônio histórico e cultural de Morro Reuter e Santa Maria do Herval, construída sobre o Rio Cadeia, está passando por uma importante obra de recuperação que começou nessa quarta-feira, dia 23. O trabalho deve ser concluído até amanhã e, enquanto isso, o trânsito está interrompido no local.
A obra está sendo realizada através de uma parceria entre os dois municípios, que dividirão os custos. A parceria foi acertada em julho quando a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, o vice-prefeito e secretário de Obras, Airton Bohn; a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, e o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti, estiveram no local para averiguar a situação da ponte antiga, feita de madeira e que apresenta muita deterioração, causada pela ação do tempo.
Estudo técnico
A partir deste acerto foi feito um estudo técnico para apontar os custos e a melhor forma de recuperar a ponte construída em 1935 (e que tem seu nome em homenagem ao centenário da revolução Farroupilha).
O custo da obra será de R$ 13.700 só de material, fora a mão de obra, que será feita pela secretaria de obras de Santa Maria do Herval, mas não há estimativa de custo ainda.
Mantendo as características
Somente as partes mais deterioradas da ponte e, que representam risco para a estrutura serão substituídas. Além disso, toda estrutura será reforçada para, assim, garantir mais segurança e também durabilidade da mesma. Além da restauração, o objetivo também é preservas as características originais da ponte.