Geral
População auxilia para que Presidente Lucena figure entre as cinco cidades mais limpas do Brasil
Presidente Lucena – O município está no ranking das cidades mais limpas do País, onde figura em 5º lugar, sendo que entre as cidades gaúchas está em 2º lugar. No RS, o município somente ficou atrás de Marau. Mas o que a população e as autoridades estão fazendo para contribuir para que aqui seja um lugar agradável de viver? Pais orientam filhos a não colocarem no chão, e desde o ano passado as escolas recebem orientações sobre separação do lixo seco do orgânico.
“São anjos vestidos de rosa”, diz paciente da Liga de Combate ao Câncer
O Índice refere-se à Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina os resíduos.
O prefeito Gilmar Führ destaca que é uma grande satisfação o município estar entre as mais limpas do Estado e do País. Segundo ele, as pessoas capricham ao não jogar lixo no chão. Uma das medidas para melhorar ainda a limpeza é um projeto de coleta seletiva, para separar o lixo orgânico do seco, o que pode levar o município ao primeiro lugar na pesquisa.
Família Schwantes inaugura o Hotel Jardins da Colina
Critérios obedecidos
O estudo, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a PwC Brasil, levou em consideração vários critérios, como o IDH da cidade, a extensão da cobertura da coleta de lixo, a porcentagem da população atendida pelos serviços de limpeza urbana.
Também a sustentabilidade financeira dos municípios, capacidade da prefeitura de arcar com os custos de reciclagem, estímulos financeiros feitos para a mudança de comportamento da população, o percentual de lixo que é reciclado, o percentual do lixo destinado de forma incorreta (que vai para os lixões), e se existe taxa de limpeza urbana.
Pitt, o bar pé quente de Ivoti que atrai apostadores do Trilegal de toda a região
Nota
Cada cidade recebeu uma nota, que varia de 0 a 1, tal qual no Índice de Desenvolvimento Humano, quanto mais próximo do 1, melhor é o desempenho.