Conecte-se conosco

Geral

Por que Trump fechou o governo americano – Entenda como isso se relaciona com o governo brasileiro

08/02/2019 - 15h43min

Atualizada em 11/02/2019 - 08h44min

Ter um fechamento de governo não é novidade para os Estados Unidos, o qual até mesmo no governo de Barack Obama, durante o seu primeiro mandato em 2013, ficou fechado por 13 dias. Mas, o novo fechamento durante o governo de Trump se tornou mo maior da história nos Estados Unidos da América, chegando aos 35 dias. O fechamento do governo americano é bastante peculiar a constituição americana e muito diferente do fechamento de algum ministério no Brasil, por exemplo, como aconteceu com o do Trabalho que deixou de existir no recente governo de Bolsonaro.

No caso dos Estados Unidos, o governo foi fechado por uma crise política no qual republicanos e democratas não conseguem entrar em acordo em relação a uma questão política e econômica dentro do país.Esta questão é o orçamento de 5 bilhões de dólares para a construção do muro entre os Estados Unidos e o México na fronteira que separa os dois países. Trump prometeu este muro durante sua campanha eleitoral para ter um maior controle sobre o fluxo de imigração ilegal da a América central e do sul.

Já no caso do Brasil foi resultado de uma decisão de Bolsonaro em diminuir a quantidade de ministérios que o governo brasileiro apresenta. É importante dizer que o fechamento do ministério do Trabalho no Brasil não foi visto com bons olhos já que poderia abrir possibilidades a uma legislação e regulamentação menos rígida para o empregador brasileiro com o empregado brasileiro levando a abusos dentro dessa estrutura hierárquica. Ao mesmo tempo, Bolsonaro deixou claro que quer facilitar a contratação e deixar a vida do empregador brasileiro mais fácil para diminuir o desemprego brasileiro o qual é hoje um dos principais problemas que o país enfrenta.

Ou seja, por mais que os dois assuntos sejam sobre fechamento de serviços ao cargo do governo, as situações políticas são largamente diferentes e distanciadas. As resoluções de cada uma delas também serão diferentes.No caso dos Estados Unidos Trump reabriu o governo por 3 semanas, e deu até o dia 15 de fevereiro para que os democratas aceitem o seu orçamento, ou o governo irá fechar novamente. Já no caso do Brasil, o fim do Ministério do Trabalho não deixou claro o que irá acontecer com as funções que este órgão do governo exercia. O órgão também foi dividido e agora partes dele serão administradas por outros ministérios. Portanto no caso brasileiro temos apenas uma decisão política, sobre um ministério em específico, enquanto que no caso americano se trata de uma crise política, que levou a que policiais, controladores de tráfego aéreo e demais trabalhadores do governo, em volta de 800 mil pessoas, não recebessem os seus salários durante mais de um mês.

O ano de 2019 começa com várias questões políticas pendentes e complexas. Não são só o Brasil e os Estados Unidos sofrem com dúvidas dentro do próprio governo, um exemplo é o Reino Unido oque está sofrendo e muito com os questionamentos do Brexit, ou a Venezuela com dois presidentes autoproclamados e uma crise econômica e social muito grave. Os governos do mundo inteiro estão passando por situações questionáveis devido ao aumento das divergências ideológicas, e parece que todos os dias mais um país entra numa crise jamais vista.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.