Geral
Porto Alegre terá 190 atividades gratuitas na Virada Sustentável
A 4ª edição da Virada Sustentável de Porto Alegre acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019. Este ano, o objetivo é chamar atenção para a sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU, com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Confira programação.
São 190 atrações, todas gratuitas e abertas ao público. As atividades acontecem em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital.
“A Virada é uma espécie de vitrine das coisas boas, bacanas, dos movimentos positivos que a sociedade local, em Porto Alegre, vem fazendo, na direção de uma cidade que consegue vencer os desafios da questão da sustentabilidade”, explica o coordenador da Virada, Vitor Ortiz.
Serão abordados temas como a redução das desigualdades sociais, em especial as questões dos imigrantes e refugiados, consumo consciente, saúde e bem-estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.
Ecopontos
Associação Cultural Vila Flores: diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias;
Casa de Cultura Mario Quintana: programação será realizada exclusivamente por pessoas do gênero feminino;
Parque da Redenção: programação socioambiental, infantil e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da exposição O Mundo em Movimento – que aborda a questão dos deslocamentos humanos;
Centro Cultural da UFRGS: programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema “Amazônia”;
Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar: a ênfase será dada pela exposição os ODS na Virada, além de música, teatro de rua, dança, espetáculos circenses, oficinas e rodas de conversa.
Esta edição da Virada conta também com uma programação específica para pessoas com dificuldades auditivas e visuais. O público terá acesso a audioguias, audiodescrição e tradutores de Libras em vários espetáculos e oficinas.
Abertura
O tema do encontro inaugural da Virada será inovação e sustentabilidade, numa parceria com o Movimento POA Inquieta e Theatro São Pedro.
O POA Inquieta reúne diferentes grupos e pessoas com iniciativas que apresentam soluções para problemas urbanos crônicos, buscando alternativas na economia criativa, na inovação e nas ações e empreendimentos sustentáveis.
Outro seminário sobre o tema da Amazônia, clima, índios e economia também será realizado, em parceria com a UFRGS. As inscrições já estão abertas.
Trilhas
Nesta edição, a Virada Sustentável Porto Alegre criou 11 roteiros, as chamadas Trilhas, que agrupam as atividades por interesses específicos: atividades descentralizadas, bem-estar, Comida sustentável, consumo responsável, migrações e deslocamentos, mudanças climáticas, mulheres na Virada, música, saraus e literatura, teatro, dança e circo, e Viradinha (trilha infantil).
Cada trilha está ligada a um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).