Conecte-se conosco

Geral

Posto de Saúde da Linha Imperial começa a atender a comunidade

03/10/2023 - 16h02min

Posto de saúde fica na rua Antônio Schoeler (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER / DIVULGAÇÃO)

Prédio recebeu reforços estruturais após a constatação de falhas na construção

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O posto de saúde da Linha Imperial começou a atender a comunidade na segunda-feira, dia 2 de outubro. A unidade básica de saúde denominada Bárbara Maix foi aberta ao público depois de passar por serviços de reforço estrutural para a correção de falhas apontadas por laudo técnico. O início das atividades foi acompanhado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e da irmã Amelia Thiele, representando a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
O novo posto de saúde fica na rua Antônio Schoeler e conta com o trabalho de uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, um auxiliar de serviços gerais e três agentes comunitários de saúde. O telefone de contato é o (54) 3298-2664. “É um acréscimo importantíssimo na nossa estrutura de saúde. E sabemos que a abertura deste posto demorou mais do que gostaríamos. Mas era necessário garantir primeiro a segurança de quem irá ser atendido e de quem irá trabalhar aqui”, disse o prefeito Darlei.

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – O terreno foi adquirido da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, ordem religiosa que esteve presente em Linha Imperial entre os anos 1952 e 1964, atuando na área educacional. Pela origem do terreno, a unidade recebeu o nome de Bárbara Maix (1818-1873), religiosa austríaca fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Além da manifestação da irmã Amelia Thiele, representando a Congregação, a abertura da unidade contou com a bênção do pároco de Linha Imperial, Délcio Miguel Reiter.

Obras de reforço estrutural
A obra era considerada concluída, porém, em 2021 foi constatada a existência de fissuras. Um laudo contratado pela Prefeitura apontou a existência de falhas na construção e patologias. Diante disse, houve a necessidade de contratação de uma empresa especializada para a elaboração de um projeto de reforço estrutural. Em paralelo, após denúncia ao Ministério Público, um grupo de técnicos forenses esteve no local para novas avaliações. O laudo emitido pelo Ministério Público também apontou a existência de falhas, indicando a necessidade de acompanhamento de recalque (possíveis movimentos de “afundamento” do prédio) e a execução de um muro de arrimo no pátio. O monitoramento de recalque foi realizado durante três meses, acompanhado por empresa especializada contratada pela Prefeitura, mas sem apontar tais problemas. Assim, foi construído o muro de arrimo no pátio e, em abril, foram iniciadas as obras de reforço estrutural da unidade. O investimento extra da obra, incluindo o laudo técnico, projeto, acompanhamento de recalque e obras de reforço totalizou R$ 261 mil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.