Geral
Posto premiado por seu atendimento ao idoso, ganhará nova estrutura em Estância Velha
Por Geison M. Concencia
Estância Velha – A USF Rincão Gaúcho ganhará um prédio novo, no mesmo terreno onde se localiza a atual edificação da USF Rincão. A homologação da licitação da obra foi divulgada ontem (7) pela Prefeitura. Premiada unidade que ganhou Selo Ouro no Programa UBS Amiga do Idoso, vai ampliar a rede de atendimento ao bairro, com recursos oriundos de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, da deputada Federal Franciane Bayer, conquistada pela vereadora Beti Griebeler. A empresa responsável obra fechou a construção em R$ 972 mil.
Com uma área de 229,43 m², nova estrutura contará com consultório médico diferenciado, indiferenciado e odontológico. Além disso, terá sala de imunização, triagem, aplicações de medicamento, administrativa, registro de pacientes e espera. O novo prédio também será adaptado e contará com acessibilidade, tendo sanitários PCD.
No projeto da nova USF, consta também uma área destinada a depósito de materiais de limpeza, banheiros e vestiário para os funcionários.
Além do atendimento geral, USF também contempla especialidades da rede Bem Cuidar, mantidos por um corpo técnico formado por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um agente de saúde.
O prefeito Diego Francisco anunciou a homologação da licitação em suas redes sociais e comemorou a recente conquista do Município. “Investir na atenção primária é essencial, pois é a base para um sistema de saúde eficiente e inclusivo. Com essa nova UBS, vamos garantir um atendimento de saúde mais próximo, humano e de qualidade para toda a nossa população. Será a terceira unidade nova que vamos entregar”, comenta Diego.
Unidade já recebeu prêmio pela Rede Bem Cuidar
No ano passado, a unidadeconquistou reconhecimento do governo do Estado, por cumprir com as metas do 3º ciclo do Programa UBS Amiga do Idoso da Rede Bem Cuidar RS, e foi contemplada com o Selo Ouro. A solenidade aconteceu na Casa da Ospa, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.
O requisito obrigatório para a conquista da certificação é a implementação da avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. O 3º ciclo prevê que 40% da população idosa atendida na unidade de saúde, seja avaliada e 15% com estratificação de risco. Além disso, o programa avalia a capacitação permanente dos profissionais que atuam com os idosos, a execução do plano de assistência domiciliar para pessoas idosas acamadas, e a realização de atividades coletivas de promoção de saúde para pessoas idosas e seus acompanhantes.
REDE BEM CUIDAR RS
A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da APS – Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.